Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vestibulares do meio do ano

 

Vários internautas entraram em contato com o Minas Vestibular, perguntando a respeito de quais universidades abrem processo seletivo no meio do ano. Aqui está a resposta a eles e a todos que estão se preparando e querem saber com alguma antecedência.

O Minas Vestibular ainda não tem a data definida de todos eles. Mas podem ficar tranquilos que estarão na Agenda, com as informações mais relevantes e Edital, assim que forem confirmados.

Entre as universidades federais mineiras, as que têm mais de um vestibular anualmente (normalmente, em dezembro/janeiro e junho/julho) são:

Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – já está recebendo pedido de redução da taxa para o 2º Vestibular 2009, definiu as datas de inscrição e provas, bem como a lista de obras indicadas. Veja a matéria. Agora só falta publicar o Edital, com as datas confirmadas.

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM) – esta já divulgou o período de isenção, termina nesta sexta-feira (13/02), e a lista de Livros Indicados. Veja na Agenda

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – ainda não definiu datas, nem publicou Edital.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Já divulgou a lista de livros para o vestibular de julho. Ainda não definiu datas, nem tem Edital.

Universidade Federal de Lavras (Ufla) – Tem o segundo vestibular, mas ainda não divulgou datas nem Edital.

Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – Tem o segundo vestibular, ainda não divulgou datas e Edital.

Entre as estaduais, apenas a Unimontes tem vestibular duas vezes ao ano. Ela ainda não definiu datas para o processo do meio de ano.

Entre os Centros Federais Tecnológicos, estes têm vestibular no meio do ano – ainda sem datas e sem Edital:

Cefet-MG
Cefet-Bambuí
Cefet-Januária
Cefet-Ouro Preto
Cefet-Uberaba

Outras formas de ingresso

Nas universidades públicas, há, além da forma tradicional de vestibular, exames para vagas remanescentes, reopção, transferência e obtenção de novo título. Também há a possibilidade de Ingresso Seriado, em algumas delas. (Veja, em quais).

Particulares

As instituições particulares fazem mais de um vestibular por ano. Além dos tradicionais, elas fazem vários outros remanescentes, no primeiro e segundo semestres, para ocupação das vagas que ficaram ociosas. Elas também aceitam transferência, obtenção de novo título e outras formas de acesso como vestibular agendado e por nota do Enem. É preciso verificar a de seu interesse, e informar-se acerca desses processos.

 

 

 

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário