Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vestibular UFMG 2011

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG aprovou, na tarde de ontem (22/06), o edital com as definições sobre o Vestibular UFMG 2011. Serão oferecidas 6.610 vagas em 75 cursos. As inscrições devem ser feitas de 16 de agosto a 10 de setembro de 2010, exclusivamente pela internet, e a taxa será de R$ 90.

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular, para ingresso em 2011. As provas da segunda etapa serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011.

O Edital já está disponível.

“Os candidatos devem se inscrever também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, lembrou a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha [Veja matéria]. E a UFMG também reabriu o período para pedido de isenção da taxa de inscrição ao Vestibular 2011 [Saiba mais]

Provas

As provas específicas da segunda etapa, que serão realizadas em Belo Horizonte e em Montes Claros, de 23 a 25 de janeiro de 2011 também terão novidade. Serão duas provas diferentes de matemática, que segundo a pró-reitora de Graduação, professora Antônia Aranha, terão nível de “profundidade” diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para o curso de Gestão Pública (curso oferecido em BH) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em BH. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados anteriormente para o vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança {Veja quais são, na Agenda]. A pró-reitora lembra, como já havia sido divulgado, que não haverá redação na segunda etapa pois será utilizada a nota da redação do Enem.

Os candidatos cujos cursos exigem exames de habilidade farão provas de 23 a 29 de janeiro.

O comprovante definitivo de inscrição, que contém a indicação do local de realização das provas da Segunda Etapa, será disponibilizado, também exclusivamente pela internet, a partir do dia 17 de janeiro de 2011. Esse comprovante deve ser impresso e apresentado no local de realização das provas.

O candidato “treineiro” também deverá se inscrever no Enem e seguir as orientações do edital disponível.

Outros Editais

O Cepe também aprovou outros dois editais que definem as regras para três cursos: Educação a Distância (EAD), a serem ofertados pela UFMG por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em nove cidades mineiras; Licenciatura em Educação do Campo, que habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, na área de Ciências Sociais e Humanidades; e Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas.

Para a modalidade Educação a Distância, as inscrições serão realizadas de 11 a 25 de outubro, apenas pela internet. Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia, licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em um dos polos de nove cidades (Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).

“Cada polo oferecerá um ou dois cursos diferentes, não necessariamente todos ofertarão esse conjunto de cursos”, explica Antônia Vitória, ao acrescentar que a seleção será feita exclusivamente por meio do Enem, mas o candidato deverá se inscrever no Vestibular UFMG, mediante o pagamento de taxa de R$ 10.

O edital também define que 50% das vagas ofertadas em licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química serão destinadas para professores em exercício na rede pública.

Na Licenciatura em Educação do Campo a seleção será feita exclusivamente através do Enem e os candidatos devem se inscrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro de 2010, exclusivamente pela internet. Para a Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, a seleção será feita por meio de prova específica aberta. As inscrições ocorrerão no mesmo período da Licenciatura em Educação do Campo.

Mais informações, pelos telefones da Copeve: (31) 3409-4408/3409-4409.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário