Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vestibular UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) antecipou os resultados (notas) da segunda fase do Vestibular 2010 e do Pism III, que estavam previstas para serem divulgadas na segunda-feira (1º/03). A divulgação foi durante entrevista coletiva convocada para esta sexta-feira (26/02). Confira, no site do vestibular da UFJF.

Além das notas a serem consultadas pelos candidatos em ordem alfabética de acordo com o grupo disputado e o curso, a UFJF também disponibilizou arquivo com o número de colocados em cada faixa de pontuação. As notas do Vestibular já estão somadas: 1ª etapa x 0,50 + 2ª etapa x 0,50, assim como as do Pism (módulos I, II e III do triênio 2007-2009).

Por este arquivo, o candidato sabe se está bem posicionado na disputa em comparação aos demais. Por exemplo, se um dos aspirantes ao curso de Farmácia, do grupo C, obteve 65,80 pontos, ele está na faixa de 65,01 a 70,00 pontos. Observando a linha correspondente, verifica-se que existem 22 concorrentes com pontuação em uma faixa igual ou superior a sua. Como neste
curso há 28 vagas, é possível que este candidato que fez 65,80 pontos seja aprovado.

No entanto, a relação final com os 3.028 aprovados na UFJF será conhecida no dia 8 de março, pois ainda cabem recursos.

Notas máximas

Também foi divulgada nesta sexta-feira a tabela com as notas máximas e mínimas obtidas nas provas discursivas do Vestibular 2010 e no Pism III. No entanto, elas não significam “ponto de corte”, já que a tabela considera apenas as pontuações da segunda etapa e não as notas somadas (1ª e 2ª fase).

As informações revelam uma novidade este ano. As maiores notas obtidas pelos concorrentes não estão em Medicina, como tradicionalmente ocorre. Um candidato ao curso de Direito Diurno foi o responsável pela maior nota da segunda fase de todo o concurso: conseguiu 93,70 pontos em 100. O curso é o que apresenta também a maior das notas mínimas, 47,50. Ou seja, nenhum dos vestibulandos de Direito Diurno fez menos 47,5% da prova.

No grupo B, a maior nota foi em Engenharia Civil, 90,10 e no grupo A, em Direito Noturno, 82,90.

No Pism III, a maior nota do grupo C foi em Engenharia Civil: 83,2; no B, Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design: 80,4 e no C, Comunicação Social Diurno com 61,8. Para avaliar melhor seu desempenho os candidatos do programa seriado deverão somar o resultado às notas dos módulos anteriores. Para o triênio 2007-2009, cada módulo tem o seguinte peso: 2,5 (I); 3,5
(II) e 4,0 (III).

Análise

Na entrevista coletiva, o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, analisou a situação. “Talvez seja prematuro atribuir ao novo Enem essa nova configuração, ou ao novo modelo do Vestibular da UFJF ou ao percalço que todas as Ifes (Instituições Federais de Ensino Superior) tiveram que passar com o vazamento das provas do Enem e assim o adiamento do exame. É preciso aprofundar a análise para saber o porquê. Ressalta, porém, que o Pism, cuja nota não é influenciada pelo Enem, também teve mudanças entre os cursos que passaram a pontuar mais.

Para o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, “as variáveis são muitas” para explicar a “surpresa” da pontuação. O diretor aponta o retorno da realização de provas discursivas específicas a cada área de conhecimento e ao preparo que o candidato pôde ter em razão do adiamento das provas, em função do Enem.

Recursos

Quem desejar apresentar recurso em relação aos resultados das provas da segunda etapa do Vestibular e das provas discursivas do módulo III do Pism deve ficar atento ao prazo previsto no edital. O procedimento deve ser feito no dia 2 de março, das 9h às 16h, na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, no campus.

Será admitido pedido de revisão de, no máximo, dois conteúdos, e o interessado deverá pagar taxa de R$ 30, por conteúdo, no caso do Vestibular e R$ 22, se for do Pism. Em caso de deferimento do pedido, o candidato terá sua nota alterada e devolvida a taxa paga através dos dados bancários fornecidos por ele.

Matrícula

As orientações para matrícula estão na página do Vestibular. O procedimento acontece nos dias 11 e 12 de março para os ingressantes do primeiro semestre e nos dias 15 e 16 para os que passaram para o segundo semestre. Os dias e horários variam de acordo com o curso.

Tabela com notas

Escolas e cursos pré-vestibular podem ter acesso à planilha de notas dos candidatos. Para isso, devem entrar em contato por e-mail com a Diretoria de Comunicação, identificando a instituição e
responsável.

Outras informações: (32) 2102-3999 / 3911 / 3978.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário