Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Vestibular da PUC Minas

A partir desta segunda-feira (6/04), começam as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2009 da PUC Minas, para os cursos ofertados em Belo Horizonte (campus Coração Eucarístico e unidades Barreiro, São Gabriel e Praça da Liberdade) e Região Metropolitana (unidades Contagem e Betim). Os interessados devem se inscrever somente pela internet, até o dia 18 de maio ( Veja a Agenda).

A novidade deste ano é que o processo seletivo poderá ser realizado pelo tradicional sistema de provas ou pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já os campi de Arcos, Poços de Caldas, Serro e Guanhães terão as inscrições abertas também no dia 6 de abril, mas encerradas somente no dia 28 de maio (Veja Agenda).

As informações referentes aos cursos a distância, ofertados pela PUC Virtual, constarão em edital próprio, a ser divulgado a partir do dia 20 de abril, quando têm início as inscrições.

Em Belo Horizonte, Betim e Contagem, as provas acontecerão no dia 14 de junho. Nos demais campi, o vestibular se dará no dia 20 do mesmo mês. A divulgação dos resultados da Região Metropolitana e interior será até 7 de julho. 

Modificação no Ingresso –  Neste ano, a PUC Minas passará a utilizar também os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para ingresso na Instituição. Quinze por cento das vagas de cada curso serão destinadas aos candidatos que optarem pela utilização do resultado do Enem como critério de seleção e classificação. O candidato poderá também optar por fazer as provas do vestibular, concorrendo a 85% das vagas de cada curso.

No novo modelo de processo seletivo definido pela PUC Minas, o candidato poderá participar de ambas as modalidades de seleção – submetendo-se, simultaneamente, à prova e concorrendo pela nota do Enem. Nesse caso, prevalecerá a melhor classificação, segundo os critérios estabelecidos no edital do processo seletivo.

Para participar do processo de seleção por meio do Enem, o candidato deverá, ao se inscrever, informar o número de inscrição no Exame e o ano a ser considerado (2006, 2007 ou 2008). No caso do não preenchimento das vagas em uma das formas de ingresso (Enem ou vestibular), as remanescentes serão automaticamente transferidas para a modalidade de seleção em que ainda houver candidatos classificados no mesmo curso-turno.
O candidato poderá obter informações sobre o Enem pelo telefone 0800616161 (Fala Brasil – Central de Atendimento do Ministério da Educação), ou pela Internet, no site do Inep.

Livros – As obras literárias escolhidas para a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira são: “A Morte de D. J. em Paris”, de Roberto Drummond, e “Os Papéis do Inglês”, de Ruy Duarte de Carvalho.

Publicado em 1975, o livro de contos “A Morte de D. J. em Paris” é considerado um marco do pós-modernismo na literatura brasileira devido a várias inovações estilísticas e de linguagem, como a presença de uma narrativa desconexa e com múltiplas possibilidades de interpretação. Nos 10 contos curtos que compõem a obra, o escritor mineiro Roberto Drummond trata de temas relacionados ao homem contemporâneo e seu mundo fragmentado e paradoxal.

O romance “Os Papéis do Inglês”, do escritor e antropólogo português naturalizado angolano Ruy Duarte de Carvalho, conta uma história de ganância, violência e paixão na Angola do fim do século XX, onde um professor universitário decide viajar para a África, para investigar o suicídio de um caçador de elefantes, ocorrido em 1923.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário