Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Valorização da Engenharia

Às vésperas de encerrar suas inscrições, os índices de candidatos por vaga do Vestibular 2011 do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) apontam as tendências do mercado de trabalho e demonstram a evolução do ensino superior no Brasil. Entre as opções de graduação com vagas remanescentes, o curso de Engenharia Mecânica destaca-se com 16,7 concorrentes por vaga, seguido dos cursos de Engenharia Química e Sistemas de Informação, cada um com média de com 6,4 candidatos por vaga.

De acordo com Alexandre Fabri, gerente de Marketing do Unileste, cada vez mais os estudantes têm encaixado suas escolhas profissionais às tendências do mercado de trabalho. “Com o crescimento da economia brasileira, alguns setores têm se mostrado mais carentes de mão-de-obra do que outros, e essa relação é cíclica. Há cerca de sete anos, a procura pelos cursos de Engenharia era muito baixa, o que levou à falta de profissionais qualificados e à alta demanda atual”, explica.

Fora das Ciências Exatas, também apresentam boa procura os cursos de Arquitetura e Urbanismo (3,4 candidatos/vaga), Direito (3,3) e Psicologia (1,9). “O número de inscritos não é, necessariamente, o número efetivo de candidatos que vêm fazer a prova, mas as inscrições refletem os parâmetros da demanda profissional da região e, principalmente, o reconhecimento do ensino superior como caminho importante para a ascensão profissional”, completa Alexandre.

A despeito das oscilações da economia, algumas profissões sofrem menor sazonalidade, como é o caso dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração. “Profissionais destas áreas têm um amplo campo de atuação, principalmente quando se toma como base o empreendedorismo embutido na formação proporcionada pelo Centro Universitário”, afirma o professor Gerson Mourão, coordenador do curso de Administração Empreendedora do Unileste.

Cursos de curta duração

Novidade nas últimas quatro edições do Vestibular Unileste, a Instituição tem oferecido também opções de formação em cursos superiores de tecnologia, que atendem a demandas mais específicas do mercado e têm duração muito menor que as modalidades tradicionais de graduação. Para o primeiro semestre de 2011, estão em oferta os cursos superiores de tecnologia em Soldagem e em Redes de Computadores, ambos com titulação final equivalente aos formatos clássicos de graduação.

Inscrições abertas

As provas do Vestibular Unileste 2011 serão realizadas neste domingo (23/1), às 8h30. Ao todo, estão em oferta 663 vagas remanescentes em 22 cursos de graduação. Os interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever até a sexta-feira (21) via internet, na página
www.todosconfiam.com.br, ou presencialmente, no Bloco B, campus universitário de Coronel Fabriciano. Outras informações podem ser obtidas no site www.unilestemg.br ou pelo telefone 0800 283 7944.

Fonte: Unileste Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário