Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Uso do Enem na UFJF

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (28/01) o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os vestibulandos aspirantes a uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) puderam optar, no ato da inscrição, pela possibilidade de substituição da nota da primeira fase do processo seletivo pelo resultado do Enem. Entre os 16.117 inscritos no Vestibular, 13.907 (86,25%) poderão usar a nota do Enem, caso esta seja maior, para compor os 50% de sua nota final. Os 50% restantes são compostos pela nota da segunda etapa do concurso (provas discursivas).

Acessando site do Sisu  o candidato poderá acessar sua nota e, com isso, comparar o desempenho obtido no Enem e na primeira fase da UFJF, através do gabarito das provas objetivas já divulgado. Para saber qual das duas notas será considerada, ou seja, qual foi a maior das duas, é preciso usar uma fórmula para equiparar as pontuações, já que a prova do Enem possui um total de 180 questões corrigidas através da Teoria de Resposta ao Item e a da primeira etapa do Vestibular UFJF 50 questões, valendo dois pontos cada, totalizando 100 pontos possíveis.

A conta é a seguinte: O candidato deverá somar as notas das quatro provas objetivas do Enem e depois dividir o resultado pelo fator “x”. O fator “x” é conseguido através da divisão do número máximo de pontos possíveis no Enem por cem. Exemplo: Se a maior pontuação possível no Enem for 800, esse número deverá ser divido por cem: 800/100 = 8. Oito, portanto, seria o fator “x”. Para fazer a equivalência da nota do Enem com a da UFJF, o candidato que fez, por exemplo, 500 pontos no Enem deve dividir esse valor por 8: 500/8 = 62,5. Essa (62,5) será a nota que vai ser comparada pela UFJF.

Já para calcular a nota da primeira etapa do Vestibular é simples: basta somar os pontos obtidos e multiplicar por dois.

O coordenador de Graduação Wilhelm Passarella Freire espera que o arquivo eletrônico com as notas dos candidatos ao Vestibular seja transmitido pelo Inep à UFJF o mais rápido possível. Conforme previsto no edital do concurso, isso tem que acontecer até 8 de fevereiro para que a Universidade permaneça adotando o Enem como critério de seleção. Segundo Wilhelm, um membro da administração superior da Universidade irá a Brasília para solicitar pessoalmente essa relação.

De posse das notas do Enem e das notas da primeira fase do Vestibular, a UFJF divulgará no dia 11 de fevereiro a relação de candidatos que foram classificados para a segunda fase (já realizada pelos vestibulandos em dezembro). A relação é de três candidatos para cada vaga disponível no curso. No dia 1º de março saem as notas da segunda etapa e as do Pism III. E no dia 8 de março os aprovados na UFJF serão, finalmente, conhecidos.

Outras informações, no site do vestibular ou pelos telefones: (32) 2102-3999 /3978 /3911.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário