Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Unimontes Solidária

Os moradores do município de Josenópolis (Norte de Minas), distante 191 qüilômetros de Montes Claros, recebem, até amanhã (24/01), o “Unimontes Solidária”. O Projeto reúne uma série de atividades voluntárias, desenvolvidas por 37 acadêmicos de 15 cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros. A delegação está na cidade desde a semana passada (15/01).

Neste mês, o “Unimontes Solidária” chega a sua 11ª edição. Até agora, o projeto, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, já beneficiou a mais de 76 mil moradores de 16 municípios do Norte de Minas. Ainda na atual edição do “Unimontes Solidária”, no período de 26 a 4 de fevereiro, o município de Varzelândia vai receber uma equipe de 38 acadêmicos da universidade.

“Essa é uma oportunidade ímpar para os estudantes testarem na prática o que aprenderam na sala de aula”, diz a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz. Em nome do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, a professora Marina cumprimentou os acadêmicos pela participação nas ações voluntárias. E acrescentou: “vocês estarão representando uma das mais conceituadas universidades deste país, levando até às comunidades os benefícios em todas as áreas do conhecimento produzido na instituição”.

Estão sendo desenvolvidas diversas atividades como oficinas de danças, canto, reforço escolar, testes de glicemia, exames preventivos contra o câncer de mama, assistência jurídica, aplicação de flúor e escovação, hortas comunitárias, ruas de lazer e torneios esportivos, além de palestras educativas na área de saúde, associativismo e cooperativismo e outros temas de interesse dos moradores. Também estão sendo exibidos filmes, dentro do Projeto “Cinema Comentado”.

Participam do “Unimontes Solidária”, em Josenópolis, acadêmicos dos cursos de Artes, Ciências Sociais, Ciências da Religião, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Inglês, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia. Eles estão sendo supervisionados pelos professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende Otaviano.

As ações contam com o apoio da Prefeitura de Josenópolis. O município tem 4,6 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,61.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário