Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Unimontes Função Pulmonar

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será parceira da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) na realização do curso básico de Função Pulmonar, nos dias 27 e 28 deste mês, no campus-sede. A iniciativa tem como objetivo capacitar os médicos e os demais profissionais da área da saúde na realização do exame espirométrico, considerado como o mais eficaz na avaliação da capacidade respiratória.

Não há limite de vagas e os acadêmicos dos cursos de saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, das demais instituições de ensino superior do Norte de Minas, também podem participar.

As atividades serão ministradas pelas professoras Eliane Viana Mancuzo e Nara Sulmonett, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na sexta-feira (27), das 19 às 21h50, e no sábado (28), das 8 às 13 horas, com três módulos: prático, interpretativo e prático, sempre no auditório do prédio 6 do campus-sede da Unimontes. O professor Bernardo Maranhão será o coordenador científico do curso.

“O exame de função pulmonar é recomendado para praticamente todas as áreas da medicina diante de sua precisão ao avaliar a capacidade respiratória do paciente”, analisa o coordenador local do evento, professor João Antônio Pimenta de Carvalho. Além de seu caráter preventivo, complementa o professor, “o exame confirma, gradua e acompanha o estágio de diversos tipos de situações, porque avalia precisamente o grau de eficiência e deficiência respiratória do paciente, assim como a evolução de algum tratamento”.

O espirômetro, aparelho específico ao exame, mede a quantidade e a velocidade do ar que o paciente elimina. Além do uso imprescindível na Medicina do Trabalho nos casos de ambientes poluídos, sempre de maneira regulamentada, é recomendado principalmente para os tratamentos de asma, bronquite, enfisema pulmonar, assim como na avaliação pré-operatória, além de ser considerado como essencial para o acompanhamento de tabagistas acima dos 45 anos, que necessitam de exames periódicos a cada ano.

“Por uma série de aspectos na correlação entre idade, peso e altura, além dos próprios hábitos e rotina dos pacientes, este é um tipo de exame bastante minucioso, que exige uma dedicação profissional ainda maior. Por isso, vejo a realização do curso como de suma importância para a maior capacitação de quem atua diretamente na área da saúde”.

As inscrições podem ser feitas pelo portal eletrônico da própria entidade (www.sbpt.org.br – seção eventos – o link abreviado é http://is.gd/BFj0lF) ou pelos telefones (38) 322-2053 e 3222-7180.

Fonte: Unimontes

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário