Artigos 12 de fevereiro de 2010
Unimontes em 2010
As perspectivas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para este ano foram anunciadas pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. e pelo vice-reitor, professor João Canela, durante encontros com os professores de todos os departamentos da universidade, nesta quinta-feira (11/02).
Entre as novidades estão a realização de concurso público para professores, a implantação de novos cursos próprios de mestrado e de novos acordos para mestrados e doutorados interinstitucionais, além de diversas obras, como prédios e laboratórios, investimentos na melhoria da estrutura da pesquisa, extensão, ensino e de prestação de serviços.
Concurso público e novos mestrados
Conforme anunciou o reitor Paulo César, entre as ações previstas para 2010 está a realização de concurso público para professores, já autorizado pelo governo estadual, com previsão de preencher 210 vagas nas diversas áreas do conhecimento.
Ele destacou que a meta é priorizar ainda mais a pós-graduação Stricto sensu. Neste ano, deverão ser implantados mais dois cursos de mestrados próprios: em História e em Biotecnologia e Recursos Genéticos (profissional) e outros três mestrados interinstitucionais, nas áreas de Artes, juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG); Ciências da Computação, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e de Educação Física, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Serão implantados, ainda, dois cursos de doutorado interinstitucionais: de Ciências da Religião, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e de Ciências Sociais, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Ainda na área de ensino, terá início, no segundo semestre, o curso de graduação em Física que será oferecido no campus de Bocaiuva. Está prevista a implantação para este ano dos cursos a distância nas áreas de Ciências da Religião, Educação Física e Pedagogia.
Obras Físicas
Diversas obras físicas serão executadas e concluídas em 2010. No Hospital Universitário Clemente de Faria, entre outras construções, estão previstas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos, a Casa da Gestante e o Laboratório de Simulação Clínica.
No campus-sede, será construído o Restaurante Universitário, que já tem recursos assegurados, da ordem de R$ 1,7 milhão no Orçamento do Estado. Ele terá capacidade para duas mil refeições/dia. A licitação deverá ser realizada nos próximos dias. Outras obras já estão em andamento e serão concluídas em breve como a ampliação do prédio da reitoria e o Centro de Pós-Graduação.