Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Unimontes em 2010

As perspectivas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para este ano foram anunciadas pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. e pelo vice-reitor, professor João Canela, durante encontros com os professores de todos os departamentos da universidade, nesta quinta-feira (11/02).

Entre as novidades estão a realização de concurso público para professores, a implantação de novos cursos próprios de mestrado e de novos acordos para mestrados e doutorados interinstitucionais, além de diversas obras, como prédios e laboratórios, investimentos na melhoria da estrutura da pesquisa, extensão, ensino e de prestação de serviços.

Concurso público e novos mestrados

Conforme anunciou o reitor Paulo César, entre as ações previstas para 2010 está a realização de concurso público para professores, já autorizado pelo governo estadual, com previsão de preencher 210 vagas nas diversas áreas do conhecimento.

Ele destacou que a meta é priorizar ainda mais a pós-graduação Stricto sensu. Neste ano, deverão ser implantados mais dois cursos de mestrados próprios: em História e em Biotecnologia e Recursos Genéticos (profissional) e outros três mestrados interinstitucionais, nas áreas de Artes, juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG); Ciências da Computação, em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e de Educação Física, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serão implantados, ainda, dois cursos de doutorado interinstitucionais: de Ciências da Religião, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e de Ciências Sociais, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ainda na área de ensino, terá início, no segundo semestre, o curso de graduação em Física que será oferecido no campus de Bocaiuva. Está prevista a implantação para este ano dos cursos a distância nas áreas de Ciências da Religião, Educação Física e Pedagogia.

Obras Físicas

Diversas obras físicas serão executadas e concluídas em 2010. No Hospital Universitário Clemente de Faria, entre outras construções, estão previstas a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos, a Casa da Gestante e o Laboratório de Simulação Clínica.

No campus-sede, será construído o Restaurante Universitário, que já tem recursos assegurados, da ordem de R$ 1,7 milhão no Orçamento do Estado. Ele terá capacidade para duas mil refeições/dia. A licitação deverá ser realizada nos próximos dias. Outras obras já estão em andamento e serão concluídas em breve como a ampliação do prédio da reitoria e o Centro de Pós-Graduação.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário