Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Unicalourada/2009

 

Os novos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebem, a partir de hoje (10/02), as informações sobre o funcionamento dos cursos e serviços oferecidos pela instituição. A atividade marcou a abertura da primeira edição da Unicalourada/2009, que prossegue até o dia 13 de março, com ações socioculturais, educativas e de cidadania, envolvendo estudantes do campus-sede e dos demais campi no Norte de Minas, Noroeste e no Vale do Jequitinhonha.

Através de palestras e apresentação de vídeos institucionais, organizadas de acordo com os turnos dos cursos ministrados no campus-sede, os calouros passam a conhecer toda a estrutura administrativa da Unimontes. Os trabalhos são desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), com o apoio dos departamentos, coordenações de cursos e direção dos centros de ensino.

Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiróz, ressaltou os objetivos da Unicalourada. “Uma das metas é desenvolver atividades saudáveis, evitando, sobremaneira, os trotes constrangedores”, ressaltou a professora, lembrando que “a CAE é uma porta que sempre aberta para receber os universitários, com dúvidas e sugestões”.

Mais serviços

Além da direção superior, pró-reitorias e dos diversos setores que dão suporte ao funcionamento dos cursos e das atividades de pesquisa e extensão, também vêm sendo apresentados os serviços oferecidos pela CAE. Entre os quais estão o “Banco da Moradia” e o “Balcão de Estágios”.

Pela programação oficial da Unicalourada, após conhecerem a estrutura de funcionamento da Universidade, até o dia 20 de fevereiro, os calouros participarão de visitas à Biblioteca Central Professor Antônio Jorge. O objetivo é mostrar os métodos de utilização dos serviços de pesquisa, consulta e empréstimo do acervo.

A Unimontes reserva, ainda, um espaço na Unicalourada para ações de cidadania e meio ambiente. Os calouros participam de palestras sobre os serviços comunitários desenvolvidos pela Unimontes, além do plantio de mudas nativas do cerrado na área do campus-sede. A programação cultural acontecerá entre os dias 11 e 13 de março, na Praça de Eventos Rui Soares Olímpio, com shows musicais, barracas de artesanato e de comidas típicas e bebidas.

Nos demais campi da Unimontes, a Unicalourada será realizada entre os dias 13 e 20 de fevereiro, com apresentação do vídeo institucional, mensagem do reitor e entrega do manual do acadêmico, com todas as informações sobre a Universidade. A agenda é a seguinte: São Francisco (13), Brasília de Minas e Janaúba (16), Paracatu e Unaí (17 e 18), Espinosa e Januária (19) e Salinas (20).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário