Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Último dia de inscrições na 2ª Etapa do Sisu

A segunda etapa de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos às vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, começou na segunda–feira (15/02), e termina neste sábado (20/02). O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 é um dos pré-requsitos para participar deste processo seletivo. Outro é não terem se inscrito na primeira etapa do Sisu (realizada entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro), ou ter se inscrito e não ter sido selecionado. As inscrições são exclusivamente pela internet.

Inscrição

Os candidatos não selecionados na primeira etapa e que desejam candidatar–se novamente às vagas devem efetuar nova inscrição no sistema, escolhendo uma opção de curso e instituição. Mesmo que o candidato opte pelo mesmo curso escolhido na primeira etapa. Assim também devem proceder os estudantes que não participaram da primeira etapa.

Vagas

Nesta segunda etapa, são oferecidas 29.240 vagas nas 51 instituições participantes do Sisu, entre universidades e institutos federais. Procure, por aqui, sua vaga.

Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição no Enem 2009 e a senha utilizada no exame. Candidatos que tenham perdido o número de inscrição ou a senha do Enem 2009 podem recuperá–los no site do Enem.

Senha

O candidato que cadastrou sua senha no Sisu na primeira etapa deverá utilizá–la novamente na segunda etapa. Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) também poderão utilizar a mesma senha cadastrada na inscrição para o Programa. Em ambos os casos, se o estudante não recordar sua senha, poderá recuperá–la pelo sistema.

Critérios de desempate 

Assim como na primeira etapa, será adotado como primeiro critério de desempate as notas obtidas pelos candidatos nas provas de redação. Em seguida, serão consideradas as notas de cada uma das provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).

Pesos das Notas 

Algumas instituições participantes da seleção unificada adotaram pesos diferenciados para as provas do Enem. Nesses casos, o sistema informará ao candidato qual o peso adotado e fará automaticamente o cálculo da nota final de acordo com as especificações da instituição. O estudante poderá consultar no próprio sistema como foi calculada sua nota.

Políticas Afirmativas

O SiSU também disponibilizará para seleção vagas específicas para políticas afirmativas. Essa informação estará disponível no sistema e ao inscrever–se o candidato deverá optar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas de políticas afirmativas. As políticas afirmativas disponibilizadas pelo sistema seguem o que é adotado pela instituição com base na decisão de seus Conselhos Universitários.

 

(Com informações do MEC)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário