Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFV e EUA

O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luiz Cláudio Costa esteve nos Estados Unidos participando de eventos nas Universidades de Illinois, Purdue e Flórida, estabelecendo convênios e parcerias e apresentando a Universidade.

“Estamos mostrando que a UFV tem competência técnica para participar de grandes questões mundiais e que estamos dispostos a colaborar com estes temas da agenda mundial”, disse o reitor. Ele destaca também que, além dos convênios que geram projetos e intercâmbios, a participação internacional aprimora o conceito da instituição e concede à comunidade universitária a perspectiva de participar de ações solidárias mundiais.

Encontro com ex-presidente Bill Clinton

O reitor participou, na Universidade de Miami, do “V Encontro Anual da Global Initiative University (CGI U)”. O evento reuniu reitores de apenas 80 universidades de todo o mundo convidados pelo ex-presidente Bill Clinton.

O Encontro é promovido pela organização dirigida pelo ex-presidente dos EUA e tem como objetivo avaliar as oportunidades para atuação das universidades nas áreas de meio ambiente e mudanças climáticas, paz e direitos humanos, mitigação da pobreza e saúde pública, reunindo reitores, estudantes universitários e líderes comunitários engajados na busca de perspectivas para as mudanças globais nessas áreas.

O reitor vai apresentou a Bill Clinton o projeto de criação do Instituto de Combate à Fome. Apenas quatro projetos internacionais, entre eles o da UFV, foi apresentado oralmente.

O convite surgiu da participação da UFV na Cúpula Mundial Sobre Segurança Alimentar realizada em novembro do ano passado, em Roma, promovida pela FAO. Na ocasião, a UFV foi a única instituição universitária na delegação brasileira e a primeira universidade a formalizar convênio com a FAO para ações de combate à fome no mundo. “A fundação do ex-presidente dos EUA quer estimular a formação de profissionais comprometidos com a cidadania e esta é também a política da UFV, por isso temos muito a contribuir”, disse o reitor.

Visitas

Na mesma viagem, o reitor participou de uma homenagem à UFV na Universidade Purdue, parte das comemorações dos 58 anos do convênio que uniu as duas universidades durante 20 anos, a partir da década de 1950. Na época, 55 professores de Purdue foram para Viçosa como professores e pesquisadores de ciências agrárias. Outros estudantes, na época, foram para Purdue em programas de intercâmbio para cursos de pós-graduação.

O convênio, segundo o reitor, é responsável pela formação da competência internacional da UFV nesta área. “Nossas competências somadas em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para agricultura tropical deram grandes contribuições à mitigação da fome na América do Sul e na África”, disse o reitor destacando pesquisas sobre o cultivo da soja, fertilização de solos pobres e armazenagem de grãos.

Durante a visita à Purdue, Luiz Cláudio recebeu, em nome da UFV, uma placa de homenagem e esclareceu que novos convênios estão sendo estudados para pesquisas e intercâmbios em conjunto.

Na Universidade de Illinois, o reitor formalizou convênios e parcerias de pós-graduação para estudantes, professores e servidores da UFV.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário