Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFSJ 2010

Depois do aumento de 108% de vagas nos cursos de graduação da UFSJ em 2009, o Processo Seletivo 2010 apresenta modificações importantes para os candidatos. Entre as novidades, estão o aproveitamento da nota do Novo Enem, a triagem pelo Sistema de Seleção Unificado do MEC, a Política de Ações Afirmativas e o oferecimento do primeiro curso de Graduação a distância.

Novo Enem

No Processo Seletivo 2010 a nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio substituirá o resultado da Prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ, prevalecendo a maior delas, caso o candidato faça os dois exames e autorize o uso do resultado do somatório das duas notas no ato da inscrição. A prova de redação do Enem não será utilizada para fins de composição da nota do processo seletivo normal.

Em relação às entradas, a UFSJ reservará 10% das vagas de cada curso para o Sistema de Seleção Unificado do MEC, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC. Havendo vagas remanescentes e esgotando-se os candidatos da lista de aprovados do vestibular normal, estas poderão ser disponibilizadas para o preenchimento através do Sistema Unificado.

Ações Afirmativas 

Atendendo à Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário (Consu), serão reservadas, também, 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental e Médio integralmente em escola pública.

Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas cotas, uma composta por brancos e orientais e outra na qual estão inseridos pardos, pretos e indígenas de acordo com dados do censo realizado pelo IBGE em Minas Gerais.

Essa regra vale tanto para o Processo Seletivo normal, quanto para o Sistema de Seleção Unificado do MEC. O candidato aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.

Graduação a distância

Outra novidade do Processo Seletivo 2010 é o oferecimento do curso de Administração Pública na modalidade a distância. O curso, coordenado pelo Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (Nead) oferecerá 300 vagas distribuídas entre seis cidades-polo, 50 vagas para cada: João del-Rei, Sete Lagoas(MG), Itamonte(MG), Franca(SP), Serrana(SP) e Votorantim(SP), sendo 50 vagas por polo.

O objetivo do curso é formar profissionais com amplo conhecimento de Administração Pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando, com competência, as organizações governamentais e não-governamentais. A duração prevista do curso é de quatro anos, como outros cursos de graduação com mesma carga horária.

Dois vestibulares

Outra novidade, é que a UFSJ realizará dois Processos Seletivos, sendo um em dezembro, para cursos com entrada no primeiro semestre e outro em junho, para cursos com entrada no segundo semestre.

Esse procedimento foi adotado visando diminuir o número de vagas excedentes após a primeira chamada, além de dar mais uma oportunidade para os candidatos. Até o momento, segundo a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), estão previstas 2.065 vagas para o Processo Seletivo de dezembro e 785 vagas para o Processo Seletivo de junho de 2010.

Agenda

As inscrições poderão ser feitas de 1 a 19 de outubro somente pela internet no site www.ufsj.edu.br/vestibular e tem valor de R$100 que deve ser pago por meio de boleto bancário até o último dia de inscrição. Os candidatos que pleitearam a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverão realizar consulta no endereço eletrônico www.ufsj.edu.br/vestibular para verificar o resultado de sua solicitação no dia 30 de setembro.

Caso seu pedido de isenção seja aceito, o candidato deverá efetivar a inscrição via internet durante o período normal, porém, ao final do preenchimento dos dados, não será gerado boleto bancário para pagamento. Já os candidatos que não tiveram deferida a isenção devem realizar a inscrição normalmente e pagar a taxa.

A partir de 23 de novembro todos os candidatos deverão retirar o comprovante definitivo no mesmo endereço eletrônico que realizaram inscrição, sendo obrigatória a apresentação deste documento nos locais de prova, e de responsabilidade do candidato a impressão do comprovante.

Veja todas as informações deste vestibular da UFSJ na Agenda

Mais informações, por e-mail ou pelos telefones: (32)3379 2328 ou 3379 2505 ( 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário