Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFOP esclarece dúvidas sobre Processo Seletivo no Salão do Vestibular

Representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) estiveram em Belo Horizonte entre os dias 19 e 21 de maio para o Salão do Vestibular. De acordo com a Coordenadora de Processos Seletivos da UFOP, Mariza Aparecida da Costa Pena, o evento foi uma excelente oportunidade para divulgar a Universidade a um público mais amplo e serviu também para o esclarecimento de questões referentes ao processo seletivo.

Cerca de 12 mil alunos de escolas públicas e privadas, pais e professores passaram pelos stands do Salão do Vestibular durante os três dias. Entre as principais dúvidas dos estudantes destacaram-se informações sobre os cursos oferecidos pela UFOP, dados do mercado de trabalho e a participação no processo seletivo. “Durante o Salão, trabalhamos para que os alunos soubessem como se inscrever e concorrer às vagas, informando sobre o ponto de corte de cada curso e sobre as vantagens de escolher a UFOP”, explica Mariza Pena.

Além do plantão no stand da UFOP, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre o processo seletivo e sobre a vida no campus. Entre os diferenciais da Universidade foram citados a política de ação afirmativa, que assegura 30% das vagas ofertadas no vestibular para candidatos que cursaram e concluíram integralmente o ensino médio em escolas públicas, e os programas de Assistência Estudantil, que garantem bolsas de auxílio moradia, transporte e alimentação para alunos com vulnerabilidade sócio-econômica.

Mariza destaca a participação de ex-alunos da UFOP no evento, muitos deles acompanhados de seus filhos: “A tradição e os valores da Universidade são também pontos diferenciais, que fazem com que ex-alunos se orgulhem e indiquem cursos da UFOP para parentes e amigos”, comenta.

A UFOP foi uma das poucas instituições públicas presentes no evento – junto com a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET BH. Além de Mariza Pena, estiveram presentes a assistente administrativa Alcylane Caldeira Santos, o Coordenador de Estágios, Carlos César Araújo e a Coordenadora Executiva da Mostra de Profissões da UFOP, Maria Helena Santiago.

Processo Seletivo 2011.2

Para os processos seletivos de 2011, a UFOP adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única. Para o ingresso no segundo semestre de 2011 na UFOP, os candidatos devem se inscrever no site do SiSU (www.sisu.mec.gov.br), no mês de junho, em data ainda não divulgada pelo MEC, utilizando exclusivamente a nota do Enem 2010.

Nos processos seletivos de 2012, poderão ser utilizadas as notas das provas dos Enem 2010 e Enem 2011. As inscrições para o Enem 2011 estão abertas desde a segunda-feira, 23 de maio. A UFOP recomenda que os interessados se inscrevam no site www.sisu.mec.gov.br para a participação no processo seletivo da Universidade. A nota do Enem será utilizada também na seleção para os cursos a distância.

Confira o vídeo-chat com a Coordenadora de Processos Seletivos da UFOP, Maiza Pena, sobre o Enem: http://goo.gl/v4z7r.

(Na foto, Maria Helena Santiago, Coordenadora Executiva da Mostra de Profissões da UFOP, e Mariza Aparecida da Costa Pena, Coordenadora de Processos Seletivos).

Fonte: UFOP

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário