Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFMG – Vestibular com novas regras

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou o edital que define as regras do Vestibular 2012.

Será considerada, para esta edição do concurso, apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC.

A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012, e as inscrições, no valor de R$ 95, poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro de 2011.

“O candidato ao Vestibular UFMG 2012 precisa fazer a inscrição no Enem, cujo prazo termina no dia 10 de junho. Com o número da inscrição no Enem é que ele poderá fazer a inscrição no Vestibular da UFMG”, destacou a pró-reitora, ao explicar que o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos. O objetivo é oferecer a todos os candidatos as mesmas condições”, explicou.

Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.

No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e serão somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (Cepe) concluiu que “o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.

Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo e, por isso, é o que mais influi na demora da entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa antecipa o nosso processo de seleção”, destacou.

Fonte: UFMG Onilne

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário