Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFMG – Textos científicos

Por que choro quando corto cebolas? Por que as pipocas estouram? Algumas respostas às vezes são simples, mas exigem conhecimento químico. Para valorizar a química e aproximá-la da sociedade, a UFMG acaba de lançar o concurso de textos científicos Curiosidades Químicas. Professores, funcionários e alunos do Departamento de Química, do Colégio Técnico da UFMG (Coltec), estudantes e professores do curso de Licenciatura do Campo e da educação básica que participam da Olimpíada Mineira de Química podem inscrever propostas.

Em consonância com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que elegeu 2011 o Ano Internacional da Química, o concurso abordará curiosidades sobre o universo cultural e das pesquisas científicas. Os temas são história da química, presença de mulheres no desenvolvimento da ciência química, tecnologia propiciada pelo desenvolvimento dessa ciência e presença na vida do cidadão. A iniciativa é da Pró-reitoria de Extensão e do Departamento de Química.

Segundo Adlane Vilas-Boas, professora do departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e uma das responsáveis pelo concurso, Curiosidades Químicas foi inspirado no projeto Leitura para Todos, iniciativa da Faculdade de Letras para a divulgação de textos de literatura nos ônibus de Belo Horizonte.

Segundo a professora, o concurso chega para reforçar a iniciativa de usar os ônibus como mídia de popularização da ciência. “Já temos muitos textos prontos, mas com o material que esperamos receber do concurso, poderemos ampliar nossa capacidade e abranger 240 ônibus”, acredita ela.

Inscrições – As inscrições para o concurso vão até 2 de maio e podem ser feitas na Diretoria de Divulgação Científica, no andar térreo do prédio da Reitoria, campus Pampulha. O candidato deve apresentar duas cópias do trabalho impressas e uma digital em CD e a ficha de inscrição preenchida, contendo o nome do trabalho e dos proponentes (no máximo três por trabalho), tipo (texto, charge, mesclando texto e imagem) e uma breve explicação. Também podem ser enviadas pelos Correios para a Diretoria, especificando no envelope Concurso Curiosidades Químicas.

Os 18 melhores trabalhos serão publicados em diferentes mídias (web, rádio e ônibus urbanos). Seus autores receberão certificado de participação, camiseta do Ano Internacional da Química e um livro ou DVD do projeto Ponto Ciência. Mais informações pelos telefones (31) 3409 4427 e 3409 4428, ou pelo email [email protected]

Boletim da UFMG, nº 1730, 21/03/2011

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário