Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFMG – Matemática

As inscrições para a 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e para a Olimpíada Mineira de Matemática de 2011 (OMM) podem ser feitas até 30 de abril.

As competições envolvem a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país. As instituições interessadas devem fazer o cadastro, somente pelo site da OBM. As inscrições são gratuitas. Ao se inscrever na OBM, a escola estará automaticamente inscrita na OMM.

A participação dos estudantes é dividida em três níveis para o ensino básico. A primeira fase será realizada em 18 de junho; a mesma prova classifica para a segunda fase da OBM, que ocorre em 3 de setembro, e da OMM, a ser realizada no dia 17 de setembro. A OBM tem ainda a terceira e última fase nos dias 15 e 16 de outubro.

A OBM realiza também a prova no nível universitário. Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores da Olim´píada Brasileira serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento previsto para janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores da OBM participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.

As competições ocorrem nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário, atingindo atualmente mais de 350 mil estudantes em todo o Brasil, e com participação de aproximadamente 750 escolas em Minas Gerais.

A competição desempenha papel importante papel relacionado à melhoria do ensino e à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do CNPq e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Matemática (INCTMat).

A Olimpíada Mineira de Matemática é projeto de extensão do Departamento de Matemática da UFMG e conta com o apoio da própria OBM e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade. Mais informações no site da OMM; pelos e-mails [email protected], [email protected]; ou pelos telefones (21) 2529-5077 (OBM) e (31) 3409-5970 (OMM).

Fonte: UFMG

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário