Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFMG lança Tênis

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, na terça-feira (23/06), novo tênis, com tecnologia própria, para caminhada. Concebido no Laboratório de Bioengenharia da Universidadeo produto já está com patente registrada. A tecnologia foi repassada à empresa Cromic, que vai produzi-lo e dar à UFMG um percentual sobre a venda do produto.

O Novo Tênis foi todo concebido a partir de tecnologia específica que levou em conta aspectos próprios da caminhada. Ele reúne condições especiais de amortecimento, conforto e design. Sua grande inovação é a geometria do solado, associada ao design do cabedal (parte superior do tênis) criado só para ele, o que exigiu levantamento e adequação dos materiais, sem perda do conforto, maciez, sensação térmica e gasto de energia.

O produto é piloto de uma série de projetos que começam a surgir por demanda na região de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, responsável por 52% da produção nacional de calçados esportivos.

Conhecimento e Finanças
A professora Heloíza Helena Ribeiro Schor, que coordenou o trabalho da equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento do novo tênis, destaca o ganho acadêmico vindo da pesquisa, que envolveu cinco professores e oito estudantes.

“A interação da Universidade com empresas estimula nos alunos a cultura do empreendedorismo”, disse ela, destacando que o tênis foi tema de uma dissertação de mestrado desenvolvida no departamento de Engenharia de Produção.

Com relação aos royalties recebidos pela Universidade, que variam de acordo com o produto e com o estágio de desenvolvimento em que a tecnologia é repassada para a empresa, os recursos são destinados a um fundo de pesquisa e aplicados para financiar novos projetos e a política de patentes da Universidade.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário