Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF/Propesq – Projetos

Propesq recebe inscrição para selecionar projetos de novos doutores

Programaa tem por objetivo incentivar recém-nomeados para iniciarem suas pesquisas

Com o intuito de incentivar recém-nomeados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) abre inscrições para o II Programa de Apoio à Instalação de Doutores. Até 18 de maio, apenas professores doutores, que foram contratados em regime de dedicação exclusiva, nos anos de 2010 e 2011, podem pleitear ajuda para iniciarem atividades de pesquisa.

Para participar, os interessados devem primeiro preencher formulário no Siga e imprimir o comprovante de inscrição. Depois, deve entregar documentos na secretaria da Coordenação de Programas de Pesquisa, no prédio da Reitoria, no campus. Todos, exceto o comprovante de inscrição, devem ser apresentados em mídia digital.

Efetivada em setembro de 2009, a professora doutora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, da Faculdade de Educação, participou da primeira seleção do Programa. Contemplada, inicou no ano passado os trabalhos sobre “Práticas de Leitura na Educação Infantil e na Passagem do Ensino Fundamental”, que deve se estender até 2012. “O programa foi fundamental. A pesquisa ganha uma grande visibilidade, por receber legitimidade da UFJF.”

Desdobramentos

As principais exigências desta segunda seleção são originalidade, relevância e viabilidade técnica. Os escolhidos receberão uma bolsa de iniciação científica, computador e impressora. No caso da professora Hilda, o projeto não ficou restrito a apenas um bolsista. Ele conta com a participação de voluntários, alunos de mestrado, de Treinamento Profissional e de Apoio Estudantil.

Sobre os trabalhos, a pesquisadora já adianta algumas conclusões. “Percebemos a importância da presença de um mediador, que funciona como uma ponte entre as crianças e os livros”. Por meio deste estudo, realizado por dois semestres, com alunos de duas escolas municipais de Juiz de Fora, será possível compreender outras realidades estudantis. Por esta razão, a ideia é criar um projeto de extensão no futuro.

Para acessar o edital clique aqui 

Outras informações: (32) 2102- 3766 (Propesq)

www.propesq.ufjf.br

*Secretaria de Comunicação da UFJF*
(32) 2102-3967/ 3997
www.ufjf.br  

UFJF em redes sociais: 
www.twitter.com/ufjfnoticias  
www.twitter.com/ufjfvestibular  
www.facebook.com/souUFJF  
www.youtube.com/TVUFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário