Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF – Teatro

Terminam, na próxima sexta-feira, dia 8, as inscrições para a primeira turma do curso de Especialização em Teatro Comunicação e Arte do Ator da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O curso, coordenado por José Luiz Ribeiro e Márcia Falabella, busca o aprimoramento do ator, intermediando reflexão e prática no campo das artes cênicas.

As inscrições devem ser realizadas no Forum da Cultura das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem apresentar comprovante de depósito de taxa no valor de R$ 50, currículo, e memorial que evidencie a relação do candidato com o curso. As inscrições também podem ser enviadas pelos Correios, via Sedex, com data de postagem até dia 8 e recebidas até o dia 14 de abril.

Para os coordenadores, o curso é uma chance de congregar as pessoas que fazem teatro na cidade e, ao mesmo tempo, criar uma institucionalização da área teatral dentro da UFJF, de uma maneira mais oficial, já que ela já existia há muito tempo dentro da Facom.

Márcia Falabella explica que a intenção é oferecer uma reflexão sobre a formação do ator de modo embasado, fundamentado, principalmente, porque o teatro, assim como outras formas de artes, tem uma diversidade muito grande de caminhos. “Nossa função é clarear caminhos, temos que conscientizar o ator do momento em que estamos passando. É necessário despertá-lo em todas as suas potencialidades.”

Outra finalidade do novo curso é criar interação entre a prática teatral e a inclusão social na cidade. “O ator tem que ter um compromisso social. Nós, atores, por exemplo, para sobreviver, dependemos de um encontro com a sociedade, e esse é o ponto fundamental que norteia o nosso trabalho, e é isso que queremos proporcionar com a especialização em teatro”, ressalta José Luiz.

O curso

A especialização tem com público alvo profissionais com formação universitária nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes ou áreas afins, sobretudo, aos dos cursos de Comunicação, Letras, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Sociologia, Educação Artística e Artes Cênicas.

O curso tem por objetivo aperfeiçoar o desempenho cênico do ator, a partir de um mergulho nas diversas áreas da formação dramática criando, assim, um substrato para a pesquisa e a atuação na área teatral. As aulas serão aos sábados, tendo na parte da manhã as matérias teóricas, e à tarde a parte prática com matérias ligadas ao corpo, à voz e a técnicas de interpretação. O início das aulas está marcado para 7 de maio.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura)

www.ufjf.br/forumdacultura

[email protected]

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário