Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF Processo seletivo

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) manterá o mesmo modelo de processo seletivo adotado no ano passado, ou seja, continua valendo como primeira fase do Vestibular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, como segunda etapa, as provas discursivas da instituição de acordo com a área de conhecimento do curso. O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também não sofrerá alteração.

A definição aconteceu na reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), nesta quinta-feira, dia 12. Outra decisão importante do Congrad foi a de destinar 70% do total de vagas dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e de Ciências Exatas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal. Assim, para estes três cursos, não há mais Vestibular tradicional – os candidatos poderão concorrer, nestes casos, através do Pism (30% das vagas) ou do Sisu (70% restantes).

Segundo o presidente do Congrad e pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, a destinação das vagas ao Sisu é embasada pelo balanço positivo feito pela instituição em relação à experiência do ano passado. Além disso, afirma Magrone, “temos informações do Ministério da Educação (MEC) e de outras instituições de ensino superior de que, nos casos de cursos com baixa demanda, a seleção através do Sisu aumenta a concorrência e, com isso, a qualidade dos candidatos selecionados”.

Ainda de acordo Magrone, estando agora definido o modelo de seleção do Vestibular 2012, a Comissão Permanente de Seleção (Copese) estará apta a divulgar nos próximos dias as datas do processo seletivo da UFJF.

Calendário

Ficou também acertado um calendário para que a UFJF discuta com a comunidade e internamente um modelo estável de seleção. A expectativa, segundo o presidente do Conselho, é de que até março de 2012 a Universidade divulgue suas regras de processo seletivo para 2013 e para os próximos anos, acabando com a tensão gerada entre estudantes, pais, escolas e cursinhos. “Já temos dados suficientes para definirmos um modelo estável. Não há mais o que experimentar”.

Na próxima quinta-feira, dia 19, o Congrad volta a se reunir para debater outras questões relativas ao Vestibular.

Outras informações: (32) 2102-3967 / www.vestibular.ufjf.br

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário