Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF – Mestrado / Geografia

O prazo para se inscrever na seleção de dez novos alunos para o Mestrado em Geografia da UFJF termina na próxima segunda-feira, dia 4. O candidato deve comparecer na secretaria do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus, das 8h às 16h, para a entrega da documentação necessária para a inscrição (veja abaixo e no edital).

O mestrado integra o Programa de Pós-Graduação em Geografia, recomendado pela Capes. Sua área de concentração é “Espaço e Ambiente”, que se estrutura a partir de duas linhas de pesquisa: “Dinâmicas Socioambientais” e “Dinâmicas Socioespaciais”.

Para participar da seleção, o candidato deve possuir diploma de graduação no curso de Geografia ou em áreas afins. Os certificados de conclusão devem ser de cursos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Fases da seleção
O processo seletivo está dividido em quatro etapas. A primeira consiste na avaliação do anteprojeto de dissertação. A segunda fase é uma avaliação escrita sobre a bibliografia mínima definida no edital, marcada para o dia 14, das 13h às 17h.

Na terceira etapa, haverá outra avaliação, na qual os candidatos deverão comprovar suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática do programa. Um texto deverá ser redigido em francês, italiano, alemão, espanhol ou inglês. A escolha do idioma será feita pelo candidato no ato da inscrição. A prova será realizada no dia 18, no ICH, com início às 8h e término às 11h.

Para a última etapa, está marcada a fase das entrevistas com a comissão de seleção. Todas serão realizadas a partir do dia 18, no ICH. Esta fase é baseada na análise da história acadêmica do candidato e do anteprojeto de dissertação.

Documentação
Os documentos necessários para inscrição são: formulário próprio disponibilizado na secretaria do programa ou no site do curso de Geografia, duas fotos 3 x 4, cópias da identidade e do CPF e do comprovante de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.

Devem ser apresentadas, também, duas cópias autenticadas da certidão de nascimento e do diploma de graduação ou documento que comprove o término do curso antes do início do Mestrado, e uma cópia do histórico acadêmico e do currículo atualizado, no formato Lattes/CNPq.

Na ocasião, devem ser anexadas quatro cópias do anteprojeto de dissertação e uma cópia do comprovante de depósito no valor de R$ 75, referente à taxa de inscrição, que deverá ser paga no Banco do Brasil, agência: 0024-8 e conta n°101793-4.

O candidato pode fazer a inscrição via Sedex, basta enviar a documentação para Universidade Federal de Juiz de Fora, Secretaria do ICH, Rua José Lourenço Kelmer, s/nº -– Campus Universitário, Bairro São Pedro, Juiz de Fora, MG, Brasil, CEP: 36036-900. A data limite para postagem é dia 4.

Confira as datas
Até 4/04 -– inscrições
8/04 -– homologação das inscrições
11/04 -– divulgação do resultado da análise dos anteprojetos de dissertação
13/04 -– prova escrita
15/04 -– resultado da prova escrita
18/04 -– prova de língua estrangeira
18/04 -– divulgação do resultado da prova de língua estrangeira
19/04 -– entrevistas
20/04 -– divulgação do resultado final
25/04 -– matrícula e início das aulas

Confira o edital clicando aqui (http://www.ufjf.br/dircom/files/2011/03/Edital-mestrado-geografia.pdf)
Outras informações: (32) 3229-3102 (Secretaria do ICH)
www.ufjf.br/geografia/destaques/

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário