Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF – Matrícula 2º semestre

Cerca de 800 novos alunos de 16 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) compareceram nesta terça, dia 15, ao Anfiteatro de Estudos Sociais, na Faculdade de Direito, no campus, para efetivação de suas matrículas para o segundo semestre. Amanhã, a programação continua, porém, somente os alunos aprovados nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Desing, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Odontologia e Nutrição devem aparecer no local, das 8h as 11h30, para realizar o procedimento.

As irmãs Roberta de Cássia e Jéssica Mrad, aprovadas, respectivamente, nos cursos de Letras e de Enfermagem, se mostraram entusiasmadas, mas também ansiosas, já que o ano letivo só começa para elas no início de agosto. “Minhas expectativas quanto ao meu curso e a Federal são as melhores”, afirma Roberta.

Já o estudante Felipe de Castro veio para se matricular no curso de Engenharia Elétrica – habilitação Robótica, após ter sido aprovado em vários vestibulares pelo estado. “Tenho alguns amigos que fazem o curso e eles me disseram que é muito bom. Na verdade, nunca fiz nada relacionado à robótica, mas área me interessa bastante”, conclui o estudante.

DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA

Para realizar a matricula, os calouros devem apresentar os seguintes documentos: duas cópias da certidão de nascimento; ima cópia de CPF, RG, título de eleitor e comprovantes de votação dos dois turnos eleitorais; documento militar (homens); uma foto 3×4 recente; histórico escolar do ensino médio, juntamente com certificado de conclusão.

Os ingressantes pelo sistema de cotas devem apresentar, também, o histórico do ensino fundamental, atestando que foi aluno de escola pública. Segundo o subgerente do setor de matrículas da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), Rivelino Mattos, o candidato aprovado não precisa estar acompanhado dos responsáveis no ato da matrícula, mesmo se for menor.

Durante o procedimento, o estudante assina uma declaração de que não é beneficiário do Programa Universidade para Todos (Prouni), e de que não possui vínculo acadêmico em instituição pública de ensino superior. Para agilizar o atendimento, a Cdara solicita aos candidatos que tragam caneta azul ou preta.

Entre os dias 16 e 20 de maio, os alunos deverão encaminhar à Cdara um formulário de confirmação de matrícula, entregue no dia da matrícula presencial. Este documento poderá ser enviado pelos Correios ou entregue na Central de Atendimento, localizada no prédio da Reitoria, no campus. A confirmação de presença deverá ser feita na primeira semana de aula no segundo semestre.

Os que não puderem comparecer podem realizar a matrícula por meio de procuração simples, com nome e identificação do procurador que deverá ser identificado no ato da matrícula. Os pais ficam isentos de procuração, mas devem comprovar a paternidade.

CONFIRMAÇÃO DE FREQUÊNCIA PARA ALUNOS DO 1 SEMESTRE ACONTECE ESTA SEMANA

Já nos dias 17 e 18, os alunos que ingressaram na UFJF, neste primeiro semestre, devem ficar atentos com confirmação de ingresso. Uma lista de freqüência com os nomes dos acadêmicos ficará disponível das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h, no Anfiteatro da Reitoria, localizado no centro do campus.

O comparecimento é obrigatório. O acadêmico que não se apresentar será considerado desistente, e, com isso, perderá a vaga que será destinada para os alunos excedentes. Na ocasião, basta o calouro apresentar um documento de identificação, juntamente com o comprovante de matricula.

Segundo o coordenador do Cdara, José Fonseca Marangon, os alunos não devem deixar para confirmar seus dados no último instante. “Não é preciso que eles venham em todos os dias, basta que assinem a lista apenas uma vez”, afirma o coordenador.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3979/ 3989 (Central de Atendimento)


SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA UFJF
(32) 2102-3967/2102-3997
www.ufjf.br
www.twitter.com/ufjfnoticias
www.youtube.com/tvufjf

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário