Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF – Inscrições para o Enem a partir de 2ª

As inscrições para o Enem (Examen Nacional do Ensino Médio), que corresponderá à primeira fase do vestibular da UFJF, iniciam-se às 10h da próxima segunda-feira, 23. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. O edital com outras informações, como local de inscrição, será publicado nesta quinta, 19, no Diário Oficial da União, e em forma de notícia no Portal da UFJF (www.ufjf.br).

O anúncio foi feito pela presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Malvina Tuttman, em entrevista coletiva à imprensa, em Brasília, nesta quarta, 18.

A presidente confirmou que haverá duas edições anuais do exame a partir de 2012. A primeira será nos dias 28 e 29 de abril, e a segunda possivelmente em novembro.

Malvina informou ainda que mais de 400 mil pessoas trabalharão no Enem 2011. O exame será aplicado em 140 mil salas, em 1.599 municípios. A logística contará com mais de 6 mil escoltas.

“O Enem deu certo, é um processo irreversível; apenas precisa ser aperfeiçoado cada vez mais, como todo e qualquer processo”, disse a presidente durante a entrevista.

Nesta seleção, os candidatos não poderão entrar na sala com relógios, mas cada sala terá um marcador de tempo. Além disso, os estudantes deverão desligar celulares e outros aparelhos eletrônicos e colocá-los em um porta-objetos específico, que será entregue nos locais de prova.

A mesma gráfica de 2010, RR Donnelley Moore, irá imprimir as provas do Enem. Duas outras organizações ficarão responsáveis por gerenciar riscos, a Módulo, e certificar a gráfica, a cargo do Inmetro. Os exames serão aplicados novamente pelo Cespe (Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília).

Malvina Tuttman disse ainda que o Inep planeja no futuro ter mais de duas edições do Enem por ano. Para isso, o MEC está cadastrando um banco de ítens com perguntas que podem ser usadas nas futuras provas. Os ítens serão formulados por professores de universidades públicas. “Quanto mais oportunidades nós tivermos de avaliarmos como nós estamos isso é fundamental. Este aumento com qualidade do banco de ítens será muito significativo, e podemos ter outras edições e outros formatos do Enem”.

*Enem na UFJF*

A edição 2012 do Vestibular da UFJF será a terceira com o aproveitamento do Enem. Nas provas aplicadas em 2009, a participação no exame era facultativa. O aluno poderia fazer o Enem e tinha que cumprir a primeira fase do concurso local, de provas objetivas (múltipla escolha). Em seguida, escolhia a nota que fosse maior.

Em 2010, o exame nacional substituiu toda a primeira etapa da UFJF e serviu para selecionar alunos por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado do MEC). Por isso, a participação nele tornou-se obrigatória. Para 2011, a Universidade manterá esses mesmos critérios. A segunda fase do vestibular, de testes discursivos, será aplicada nos dias 19 e 20 de dezembro.


**
*Secretaria de Comunicação da UFJF*
(32) 2102-3967/ 3997
www.ufjf.br

*UFJF em redes sociais:*
www.twitter.com/ufjfnoticias
www.twitter.com/ufjfvestibular
www.facebook.com/souUFJF
www.youtube.com/TVUFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário