Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF e a Nasa

Na terça-feira (15/09), o professor da Missouri University os Science and Technology, dos Estados Unidos, Signo Reis, apresentou uma palestra para os alunos do curso de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sobre os estudos entorno de um composto com propriedades semelhantes ao terreno lunar.

A parceria entre as universidades irá possibilitar que o Laboratório de Produção de Novos Materiais e Filmes Finos (Lapromav), do grupo de Ótica do Instituto de Ciências Exatas (ICE), analise e participe do projeto envolvendo o simulado do solo lunar.

O simulado é um composto produzido sinteticamente pela Nasa que dispõe dos mesmos elementos que compõe o verdadeiro solo lunar. O papel do Lapromav será desenvolver um vidro capaz de intermediar o módulo lunar, quando este pousar na Lua. “A faculdade irá fazer a caracterização do material, ou seja, identificar suas propriedades para criar a plataforma de vidro.” De acordo com o pesquisador, o estudo é fundamental para prevenir os equipamentos espaciais da corrosão da poeira lunar.

A fase prática do projeto irá ter início em janeiro de 2010, portanto os resultados dos estudos realizados na UFJF devem ser entregues até junho do mesmo ano. De acordo com a coordenadora do Lapromav, Zélia Ludwig, as análises já começaram e a expectativa é positiva. “Iremos divulgar a UFJF fora do país e formar uma mão de obra qualificada.”

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário