Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF é 20ª melhor

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocupa o 20º lugar entre 180 universidades públicas e privadas do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nessa quinta-feira, 13, pelo Ministério da Educação (MEC). Se consideradas somente as universidades federais, a instituição está entre as 18 melhores.

O resultado refere-se ao triênio que vai de 2007 a 2009 e está disponível na página do Inep (http://www.inep.gov.br/areaigc/). Em relação à última classificação divulgada, a UFJF subiu uma posição e conseguiu manter seu conceito 4, sendo 5 a nota máxima possível.

O índice leva em consideração a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Para a graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, pelo Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e outras variáveis como corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico. Já no que se refere à pós-graduação, é empregada a nota atribuída pela Capes aos programas.

O resultado final do IGC é gerado através de valores contínuos, que vão de 0 a 500, e em faixas de 1 a 5. A nota contínua da UFJF é 357.

Acompanhe a evolução na tabela abaixo.

Ano Posição Nota IGC Contínuo
2009

20ª

357

2008

21ª

349

2007

22ª

353

Pró-reitor avalia os resultados

Para o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, o resultado é motivo de orgulho para toda comunidade. “Estamos evoluindo de posição no ranking do IGC constantemente desde a primeira edição do índice em 2007”. Segundo ele, o índice reflete a hierarquia do sistema universitário brasileiro, em que as instituições de ensino federais ocupam lugar de destaque em detrimento das estaduais e, principalmente, em relação às privadas. E que isso se deve, em grande parte, aos cursos de mestrado e doutorado das federais.

A boa classificação, de acordo com Magrone, mostra o “esforço da UFJF para implantar programas de pós-graduação stricto sensu nos últimos anos, conjugado com a nossa excelência nos cursos de graduação”. A Universidade, no entanto, poderia estar ainda melhor posicionada se tivesse optado pela implantação da pós-graduação desde o início. “Quanto maior é o tempo de maturação dos programas, mais tempo a instituição tem para aperfeiçoá-los e melhorar a sua avaliação pela Capes”.

Para continuar subindo no ranking, o pró-reitor diz que a UFJF deve definir suas prioridades. O Reuni contribuiu com a contratação de mais professores e ampliação da graduação, porém, “a prioridade agora deve ser a pós-graduação e a pesquisa”. Ele propõe uma política mais agressiva de apoio e consolidação dos projetos. “Além disso, a criação de uma Secretaria de Avaliação poderia iniciar um processo permanente de pensar propostas para elevar a qualidade de todos os cursos da Universidade”.

Cursos avaliados para o Índice Geral de Cursos 2009

Cursos Enade 2009 Enade CPC
Administração  5  5
Direito  5  4
Psicologia  5  4
Ciências Economicas  5  4
Comunicação Social-diurno  5  4
Turismo  4  4
Comunicação Social-noturno  3  4
Bacharelado em Música  SC  SC
Estatística  SC  SC
Cursos Enade 2008 Enade CPC
Matemática  5  5
Letras  5  5
Química  5  4
Biologia  5  4
História  5  4
Engenharia de Produção  5  4
Física  4  4
Pedagogia  4  4
Ciências da Computação  4  4
Ciências Sociais  4  4
Engenharia Elétrica  4  4
Geografia  3  3
Filosofia  3  3
Engenharia Civil  3  3
Arquitetura e Urbanismo  1  2
Cursos Enade 2007  Enade  CPC
Odontologia  5  4
Farmácia  5  4
Educação Física  5  4
Fisioterapia  5  4
Medicina  4  4
Enfermagem  4  4
Serviço Social  4  4

O IGC divulgado considera 29 cursos da UFJF com CPC calculado nos últimos três anos (de 2007 a 2009). A grande maioria obteve conceitos 4 e 5. Veja na tabela.

*SC: o termo “SC” – Sem Conceito – indica que não foi possível calcular o índice porque não houve ainda concluintes do curso.
Leia mais
Cursos da UFJF obtêm nota máxima no Enade 2009
http://www.ufjf.br/dircom/2010/12/02/cursos-da-ufjf-obtem-nota-maxima-no-enade-2009/.

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário