Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF – Cursos de aperfeiçoamento para docentes recebem inscrição até dia 29

Estão abertas até o próximo domingo, dia 29, as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento e extensão que o Ministério da Educação (MEC) realiza em parceria com as instituições de ensino superior. Os cursos são voltados para os professores das redes estadual e municipal e o processo de indicação/inscrição será realizado através da Plataforma Freire.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), oferece 960 vagas divididas em três cursos: dois de aperfeiçoamento – Educação para as relações etnicorraciais e Cultura e história dos povos indígenas, com 280 vagas cada um – e um de extensão – Educação e saúde, com 400 vagas.

Os cursos de aperfeiçoamento têm carga de 220 horas e o de extensão, 30 horas. O processo de inscrição sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo diretor da escola a qual o docente trabalha.

Para se inscrever é preciso observar as seguintes fases:

a) Validação dos nomes dos diretores (responsável: secretários de Educação): a partir de 11 de maio por tempo indeterminado – Os secretários de Educação devem confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola do seu município/estado na Plataforma Freire.

b) Indicação dos professores aos cursos de formação continuada pelos diretores: (responsável: diretores de escola): de 16 de maio a 29 de maio – Indicação dos professores para os cursos de formação continuada por parte do diretor da escola.

c) Professor confirma ou não o interesse em fazer o curso para qual foi indicado pelo diretor da escola (responsável: professor): de 23 de maio até 5 de junho – o professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo diretor da escola.

d) Validação da indicação do professor pelo secretário de Educação (responsável: secretário de Educação): de 6 de junho até 16 de junho – é o período de validação, pelos secretários de Educação, das indicações dos professores nos cursos de aperfeiçoamento e extensão. O secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.

e) Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): a partir de 18 de junho – estará disponível para as universidades e institutos de ensino superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.

Para conferir as oportunidades clique aqui

Para fazer a inscrição clique aqui

Outras informações: 0800 616161 opção 7

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17 – opção Formação Continuada-Plataforma Freire

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário