Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF bate recorde

Em seleção realizada entre os dias 24 e 29 de janeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 40 candidatos se inscreveram, 35 para o mestrado e cinco para o doutorado. A procura acabou se tornando um recorde absoluto em número de candidatos entre todas as seleções já realizadas anteriormente. Outro destaque foi à maior participação de candidatos de outros estados, como, Rio de Janeiro e Espírito Santo, e outras cidades de Minas Gerais, como Viçosa, Ipatinga e São João Del Rey. A seleção foi realizada com provas de Conhecimentos Gerais (Mestrado e Doutorado), de Conhecimentos Específicos (Mestrado), entrevista, prova de língua estrangeira e apresentação e defesa do Projeto de Pesquisa (Doutorado). 

Segundo o professor doutor Júlio C. J. Silva, que coordenou as primeiras etapas da seleção, realizadas no Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas (ICE), o processo transcorreu sem problemas tendo todos os candidatos inscritos comparecido para as provas de Conhecimentos Gerais em Química. Desse número, 12 ingressaram no Programa de Mestrado e todos os inscritos ingressaram no Programa de Doutorado.

Já o professor doutor Luiz Fernando C. Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), ressaltou que a grande procura se deve, principalmente, ao conceito cinco atribuído pela Capes ao PPGQ, a melhora na infra-estrutura instrumental do Departamento de Química e ao aumento no quadro docente e, conseqüentemente, no número de linhas de pesquisa oferecidas.

Além das melhorias apresentadas pelo curso ao longo de dez anos de existência, o coordenador também atribui essa procura e o conceito da Capes ao grande investimento em recursos humanos e em estrutura física que vem sendo feito pela UFJF em seus programas de pós-graduação.

Linhas de pesquisa

Os candidatos aprovados desenvolveram trabalhos científicos nas diversas linhas de pesquisa oferecidas pelo Departamento de Química que abrangem áreas como saúde, meio ambiente, novos materiais, fármacos, petróleo e alimentos, entre outros. A próxima seleção para Mestrado e Doutorado será realizada no início de agosto.

Outras informações: (32) 2102-3309 (Secretaria da PPGQ).

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário