Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF adota o Enem

 

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunicou ao Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (8/05), que irá aderir parcialmente à proposta de unificação do processo seletivo das instituições federais, através do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ficou estabelecido que já neste ano (vestibular 2010) o candidato poderá optar pelo novo Enem como primeira etapa do processo seletivo. Mesmo assim, deverá realizar a primeira e segunda fases do Vestibular tradicional, como é feito atualmente.

A proposta possibilita ao candidato fazer as duas provas – o Enem e a primeira etapa do Vestibular –, sendo a melhor das duas notas considerada para a segunda fase da seleção (discursiva, conforme área de conhecimento). Assim, ele poderá avaliar suas chances e melhorar seu resultado.

O Conselho de Graduação (Congrad) tratou do assunto em diversas reuniões, inclusive com a participação de representantes das escolas particulares e públicas, Nelson Ragazzi e Maria Célia Barbosa, respectivamente. No dia 23 de abril, quando aprovada a proposta pelo Congrad, os dois representantes avaliaram a decisão positivamente.

Os estudantes do ensino médio e vestibulandos também se manifestaram durante estas últimas semanas, enviando diversos e-mails à Diretoria de Comunicação da UFJF, sendo a maioria de elogios à proposta vencedora.

Nesta sexta-feira (8/05), o Conselho Superior da UFJF se reuniu para “bater o martelo” sobre a questão e, em seguida, informar ao MEC sua posição oficial. Apesar dos recursos movidos pelo Colégio de Aplicação João XXIII e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Universidade permaneceu aliada à proposta já votada pelo Congrad e divulgada no dia 23 de abril.

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) permanece inalterado, assim como o sistema de cotas já adotado pela instituição.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário