Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF- Abre inscrições

Mestrado em Economia Aplicada abre inscrições no dia 1º

O Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPgea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições, na próxima quarta-feira, 1º de junho, para o processo seletivo 2012 do Mestrado em Economia Aplicada. O processo de seleção ocorre por meio do exame nacional da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). As inscrições podem ser efetuadas até 1º de agosto e foram disponibilizadas 12 vagas.

O mestrado tem como público-alvo graduados em curso superior, credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig) e de monitoria custeadas pela UFJF.

Entre os objetivos do curso estão formar profissionais qualificados para atuar na formulação de políticas públicas e no ensino superior e organismos de pesquisa e, ainda, contribuir para a consolidação e expansão da Economia como campo de conhecimento da questão regional, aperfeiçoando e inovando as políticas públicas governamentais na esfera municipal, estadual e federal.

Exame nacional

A Anpec realiza anualmente o Exame Nacional de Seleção de candidatos aos cursos de Mestrado em Economia oferecida por seus centros membros ou associados. O Exame tem o objetivo de avaliar a qualificação acadêmica dos candidatos e fornecer aos centros os resultados da avaliação. Esta seleção não é um vestibular: não aprova, nem reprova. Apenas classifica os candidatos. Também não há uma única classificação, já que cada centro usa seu próprio sistema de pesos para calcular a nota média. Além disso, a prova de economia brasileira é tratada de forma diferente por cada um deles.

Haverá seis provas obrigatórias: Economia Brasileira, Estatística, Inglês, Macroeconomia, Matemática e Microeconomia. Todas elas com 15 questões objetivas. A prova de Economia Brasileira divide-se em duas partes: uma objetiva, com 15 questões, e uma dissertativa. O tema da dissertação será escolhido entre um conjunto de cinco opções. O candidato terá três horas para a prova de Economia Brasileira e duas horas para cada uma das demais, com 15 minutos adicionais para preenchimento do cartão de respostas. Cabe ao candidato administrar seu tempo.

As provas do Exame 2012 serão realizadas nos dias 28 e 29 de setembro deste ano. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 300 para as efetuadas em junho e R$ 310 para as realizadas em julho e agosto. Após a inscrição on-line o candidato deve imprimir um boleto bancário ou encaminhar um cheque cruzado, nominal à Fundação Ipead – Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG, anotando no verso do cheque o nome do candidato e telefones de contato. A partir de 5 de setembro os candidatos poderão imprimir o comprovante de inscrição no site, com apresentação indispensável nos dias de prova.

O manual do candidato com todas as informações sobre as inscrições e a prova pode ser acessado aqui

Para acessar informações sobre currículo do curso e dos professores, normas regimentais e outros dados acadêmicos sobre o PPgea clique aqui

Para se inscrever clique aqui

Outras Informações: (32) 2102 3543 (PPgea)

[email protected] 

[email protected]

Fonte: UFJF

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário