Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF 2010

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou ontem (30/09), o Edital dos concursos Vestibular e Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) 2010. Os processos seletivos oferecem no total 3.028 vagas, 532 a mais do que no último edital. As inscrições começam nesta segunda-feira (5/10) , e vão até o dia 9 de novembro, através do site .

Entre as principais novidades deste ano, está a  integração do Vestibular com o novo Enem. Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, o Pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, disse que o recente ocorrido em relação ao vazamento e adiamento das provas do Enem, não altera as datas, tanto de inscrição, quanto das provas da UFJF. “O importante para nós é saber quando os resultados das provas objetivas do Enem serão divulgados pelo MEC. De acordo com o nosso edital, eles não podem passar do dia 8 de dezembro. Caso contrário, a nota do Exame não será considerada no processo”. Segundo a Comissão Permanente de Seleção (COPESE) essa é a data [8 de dezembro] limite em termos de logística do processo.

Para o secretário de Assuntos Jurídicos, Nilson Rogério Pinto Leão, a Universidade está tranquila em relação ao Enem. Isso porque a decisão tomada pelo Conselho Superior já previa a obrigatoriedade do candidato em realizar as duas etapas do Vestibular (primeira e segunda fase) e, por isso, o uso do Enem veio apenas para ampliar as possibilidades de ingresso. “Ele não fechou portas, não é um requisito indispensável”.

O único ajuste que deverá ser feito no Edital refere-se à forma com que o candidato deverá informar no formulário de inscrição a opção pelo uso do Enem. “Vamos discutir uma readequação do texto, porque como a prova estava prevista para os dias 3 e 4 de outubro, redigimos o texto como se o candidato já tivesse realizado o Exame”.

Novidades

Entre as outras novidades está a criação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, que traz 347 vagas, divididas entre os cursos de Ciência da Religião (40 vagas), Ciências Sociais (90 vagas – 50 a mais que no ano anterior), Filosofia (35 vagas – a forma de ingresso para o curso foi dividida, sendo 50% no modelo de vagas declaradas e 50% via bacharelado) e Turismo (180 vagas – 90 a mais que o edital de 2009).

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design ganhou cem vagas, sendo 20 a mais em cada uma das especialidades.

A UFJF também disponibiliza 90 novas vagas em cinco habilitações em Engenharia Elétrica: Energia, Robótica e Automação Industrial, Sistemas de Potência, Sistemas Eletrônicos e Telecomunicações pelo sistema de vagas declaradas. Essas habilitações da Engenharia Elétrica também terão entrada pelo curso de Ciências Exatas, no qual o aluno precisa cumprir três períodos de disciplinas obrigatórias interdisciplinares para optar por uma das modalidades oferecidas.

Entre os cursos de graduação também há novidades. O de Arquitetura e Urbanismo ganhou dez novas oportunidades e o de Direito noturno obteve mais 20 vagas. Houve ainda a criação de um novo curso, o de Engenharia Mecânica, com 50 vagas. Além disso, Psicologia ganhou dez novas vagas e Serviço Social, que até o último edital oferecia apenas a opção diurna, tem agora um curso noturno, ampliando em dez seu total de vagas.

Outra mudança foi realizada no curso de Comunicação Social. As cem vagas já existentes foram redistribuídas, ficando 65 para o diurno e 35 para o noturno, com ingresso, neste último, apenas no primeiro semestre.

Provas

Como já divulgado desde janeiro, as mudanças esse ano também englobam os dias de realização de provas. No Vestibular, a primeira etapa, que ocorria em dois dias, foi reduzida para um (6 de dezembro), com 50 questões. Um percentual de 30% da nota obtida nesta fase será aproveitado no resultado final, e todos os candidatos ficam obrigados a participar desta etapa. A relação de aprovados para a fase seguinte, que era na proporção de quatro por vaga, cai para três por vaga.

 Já a segunda fase do Vestibular será aplicada em dois dias (21 e 22 de dezembro) e será dividida por áreas de interesse. O candidato que zerar qualquer conteúdo nessa fase estará automaticamente excluído da seleção.

Os candidatos que participarem do Novo Enem e quiserem que sua nota seja considerada na seleção terão que informar essa opção no ato da inscrição. A UFJF irá considerar a maior nota (do Enem ou da primeira fase), em favor do candidato, caso a divulgação do resultado pelo MEC seja feita até o dia 8 de dezembro.

Modificações também no PISM. A partir de um rearranjo, as datas de provas caem de quatro para três dias: um com provas objetivas e dois com discursivas. Candidatos aos módulos I e II fazem provas entre 16 e 18 de dezembro. Já os concorrentes a uma vaga pelo módulo III realizam as provas entre 20 e 22 de dezembro.

Veja a Agenda da UFJF para este vestibular .

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário