Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UFJF 1º dia de matrícula

O primeiro dia de inscrições dos alunos aprovados para ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começou na manhã desta quinta feira, dia 27. Segundo a Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), 52 efetuaram suas matrículas, sendo 34 no Bacharelado de Ciências Exatas; 11 no Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciências Humanas Diurno; e sete no BI em Ciências Humanas Noturno. Os selecionados desta primeira chamada devem se matricular até a próxima segunda-feira, dia 31, das 10h às 12h, no Anfiteatro da Reitoria, no Campus da UFJF.

Dentre as vagas disponibilizadas pela UFJF (176), 1671 estudantes se candidataram ao curso de Ciências Exatas; 953 ao Bacharelado de Ciências Humanas diurno, e 1526 ao noturno. Gabriel Garcia, 28 anos, conseguiu uma vaga no curso de Ciências Exatas e aguarda com expectativa o início da graduação. “Com o bacharelado interdisciplinar temos a vantagem de ter mais tempo para nos preparar melhor e pensar em um curso específico.”

Já a estudante Moyra Freitas, 18, que fez sua matrícula para Ciências Exatas, ainda vai aguardar o resultado do Pism III, no qual optou pelo curso de Ciências Biológicas, para decidir qual das duas graduações vai cursar. Essa é a mesma situação de Johnny Santos, 18, que vai esperar o resultado para Direito no Pism III antes de decidir pela vaga em Ciências Exatas no Sisu. Para Moyra, o Sisu e o Enem são boas formas de ingresso no ensino superior, mas o processo ainda precisa ser mais bem organizado. “Um vestibular único é bom, mas aconteceram muitos erros que prejudicaram vários estudantes.”

As listas de documentos necessários para matrícula estão disponíveis no boletim individual do Sisu a que cada candidato tem acesso. No ato da matrícula os alunos recebem um comprovante e no primeiro dia de aula receberão seu número de matrícula e a grade de horário.

Como funciona

A seleção do Sisu considera apenas a nota do Enem 2010. Por isso, somente os candidatos que fizeram o exame puderam concorrer. Dessa forma, o Sisu ampliou os meios de ingresso na UFJF, pois o interessado que fez o Enem, mas não se inscreveu no Vestibular ou no Pism III da Universidade, pôde se candidatar a uma vaga da instituição disponibilizada no sistema. E aquele que já fez um desses processos da UFJF, mas se interessou em uma das 176 vagas, também pôde tentar a seleção e foi selecionado, assim como todos os inscritos no Sisu, apenas pela sua nota do Enem 2010.

Cronograma

1ª chamada
Resultado: 24 de janeiro
Matrícula: 27 a 31 de janeiro, exceto final de semana, das 10h às 12h

2ª chamada
Resultado: 4 de fevereiro
Matrícula: 8 e 9 de fevereiro, das 10h às 12h

3ª chamada
Resultado: 13 de fevereiro
Matrícula: 15 e 16 de fevereiro, das 10h às 12h

Ao final deste processo, as vagas remanescentes retornarão ao Sistema de Seleção previsto no Edital, respeitada a proporção de 70% das vagas para o Vestibular e 30% para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), aplicando-se o Sistema de Cotas.

Outras informações: (32) 2102-–3734 (Cdara)

Fonte: UFJF Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário