Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

UEMG firma convênios com universidades portuguesas

Em viagem com comitiva da ABRUEM, reitor e vice-reitora assinam convênios com universidades portuguesas visando intercâmbio acadêmico, científico e cultural.

Membros da delegação da ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores da Universidades Estaduais e Municipais) que viajou à Europa para uma visita técnica às principais universidades portuguesas, o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior e a vice-reitora, professora Santuza Abras, assinaram uma série de convênios com o propósito de cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural, envolvendo áreas de interesse comum.

Quando da visita à Universidade do Algarve, o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior assinou, juntamente com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues e o presidente do HIDROEX, professor Otávio Elísio Alves de Brito, convênio voltado para um curso de Mestrado em Meio Ambiente para a unidade de Frutal, com disciplinas em Portugal.

Ainda em companhia do secretário, participou da cerimônia de abertura do encontro de Universidades de Língua Portuguesa na cidade de Bragança e propôs, juntamente com a SECTES, lançar um prêmio literário entre países da língua portuguesa. Será um premio oferecido para Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia com a gestão operacional da UEMG.

Com a Universidade do Porto, a maior de Portugal, a UEMG fechou um convênio para doutorado em Artes para professores da Escola Guignard. A Escola de Belas Artes da Universidade do Porto foi criada em 1860 e é considerada uma das mais importantes da Europa.

Na Universidade de Aveiro, a UEMG firmou um convênio com ênfase em Design, Música e Engenharia. Junto à Politécnica de Lisboa a UEMG fechou convênios com ênfase em engenharias e design.

Outros convênios foram acertados e devem ser assinados nos próximos dias. Trata-se de convênio de cooperação e intercâmbio com a Universidade do Minho e Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade Aberta de Portugal para ensino a distância.

Os programas de cooperação assinados envolvem, especificamente, as seguintes atividades: pesquisas científicas, tecnológicas e culturais; eventos para apresentação e discussão de resultados de trabalhos científicos tecnológicos e culturais; intercâmbio de professores, estudantes, especialistas e técnicos administrativos; capacitação de docentes e pesquisadores/investigadores; permuta de informações, equipamentos, material bibliográfico e demais recursos de ensino, pesquisa e extensão universitária e assessorias para elaboração de planos e programas de desenvolvimento.

Fonte: UEMG Online

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário