Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

TV Digital

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta sexta-feira (20/11, às 9h), a visita do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Ele que retorna à instituição para assinar a concessão da rádio educativa da UFJF (100,7 FM) e o documento com exposição de motivos ao presidente da República, para que a Universidade tenha um canal de TV digital educativo. A emissora pode ser a primeira universitária no modelo digital no país.

As assinaturas serão no anfiteatro das Pró-reitorias, no prédio da Reitoria, no campus. Em seguida, o ministro fará a palestra “Políticas de Comunicação em Minas Gerais e no Brasil”, aberta a todos os interessados. Na segunda-feira (16/11), Hélio Costa assinou a implantação de um Telecentro na UFJF, destinado ao acesso à internet banda larga para a população.

Estava previsto para o mesmo dia a assinatura da concessão da rádio e do protocolo de exposição de motivos para um canal de TV analógico. Mas o ministro anunciou mudança de planos, após consultar o reitor Henrique Duque e receber dele resposta positiva de que a Universidade teria condições de arcar com os custos de equipamentos para a implantação de uma TV digital. O retorno de Hélio Costa à UFJF aconteceria na próxima semana (23/11), mas foi antecipado para esta sexta-feira.

Com isso, a Universidade terá, além da rádio FM prevista para entrar no ar no final do primeiro semestre de 2010, um canal de TV analógico (canal 4) e outro digital (UHF). Os dois transmitirão, a princípio, o mesmo conteúdo. Para obter a concessão das TVs, o processo necessita tramitar no Congresso Nacional e receber sanção de Lula. O diretor de Comunicação da UFJF, Kleber Ramos, é otimista quanto à aprovação, tendo o apoio do ministro e a existência de outorga de outras TVs universitárias, como das universidades federais de Ouro Preto e Minas Gerais.

Kleber Ramos ressalta a iniciativa do Ministério em já migrar o canal para o sistema digital. “Quando a TV da UFJF já estiver pronta para ser inaugurada, a transmissão digital já será uma realidade em Juiz de Fora”, afirma. Conforme o ministro, o sistema digital na cidade está previsto para iniciar em julho de 2010.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário