Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Tira-dúvidas

Cerca de 400 alunos das segundas e terceiras séries do ensino médio da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, bairro Santa Terezinha de Juiz de Fora, assistiram esta semana (3/08), palestra feita pelo diretor da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal de Juiz de Fora (Copese/UFJF), professor José Maria Guerra. No evento, os estudantes puderam ver um pouco da realidade da vida acadêmica, além de receberem informações sobre as etapas e os novos critérios de seleção que serão usados pela Universidade.

José Maria destacou também todas as transformações que a universidade vem sofrendo. E falou das oportunidades reais que os alunos de escolas públicas têm de entrar na universidade. “Nosso objetivo é que cada aluno veja que existe um lugar para ele dentro da UFJF, desde que haja empenho e motivação de sua parte.”

Além disso, os presentes à palestra conferiram as políticas que a universidade possui para que os alunos de baixa renda ingressem e se mantenham na universidade. Fausto Fernandes, funcionário da Copese, também participou da palestra, falando sobre os programas de isenção para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e para o vestibular e das bolsas oferecidas pelo Apoio Estudantil, programa do qual participou quando era aluno da universidade. Ao final da palestra os estudantes fizeram perguntas e esclareceram suas dúvidas.

Este não é primeiro ano que a UFJF ministra palestras no colégio. A supervisora pedagógica da escola, Maria Célia Barbosa, ressalta que desde que representantes da Universidade passaram a visitar a escola, o interesse dos alunos em participar dos programas de ingresso aumentou, assim como a taxa de aprovação. “Essa parceria é muito importante para nós. A proximidade da Universidade com a escola além de esclarecer as nossas dúvidas ajuda os alunos a desenvolverem competências e tomarem decisões mais acertadas sobre seu futuro.”

Na opinião dos professores, a palestra serve para reforçar uma idéia que já é trabalhada dentro de sala de aula: a capacidade que os alunos têm de concorrerem a uma vaga na universidade. “Tentamos mostrar que a aprovação é possível através de nossos exemplos. Todas nós fomos alunas de escola pública” contam as professoras Ângela Bigonha, Cristiane Costa e Silmat Carla.

Além da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, outras escolas de Juiz de Fora e de outras cidades receberão a visita da Copese.

Outras informações, no site do Vestibular da UFJF ou pelos telefones: (32) 2102-3755/ 3738 (Copese)

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário