Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Solidariedade

 

Alunos do Colégio Pio XII e do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG), ambos de Varginha, vão recolher, até o dia 5 de junho, leite tipo longa-vida, leite em pó e alimentos não perecíveis para o Centro de Oncologia do Hospital Bom Pastor, da cidade. Os donativos podem ser entregues no Centro de Atendimento ao Aluno do Campus I do Unis.

A campanha recebe o apoio da Assessoria de Responsabilidade Social do Unis. Para a assistente social Caroline Nery, o setor oferece suporte para iniciativas como essa. “Os estudantes podem contribuir ativamente em ações sociais para benefício da comunidade regional”.

As doações recolhidas serão entregues a associação Vida-Viva, que vai distribuir os donativos para mais de 3.000 pacientes. Nas instalações da entidade, cerca de 200 pessoas passam diariamente para receber os serviços da instituição. A ajuda é oferecida somente para pacientes portadores de câncer que recebem até um salário mínimo e realizam tratamento no hospital.

“Iniciativas como esta permitem dar continuidade a nossas ações, pois as atividades são mantidas por meio de doações”, relata Eva Lúcia Nishiyama, coordenadora do Vida Viva. Segundo ela, os beneficiados recebem cestas básicas e remédios gratuitos. “Utilizamos aproximadamente 25 litros de leite por dia”, afirma.

Além da Campanha de Solidariedade, os universitários do 5º período de Jornalismo do Unis preparam um jornal para orientar os pacientes portadores de câncer do hospital. “A edição traz novidades no tratamento e prevenção contra o câncer, dicas de auto-estima, boa alimentação e relatos de quem já superou a doença e vive com tranquilidade”, explica a estudante de jornalismo Adriene Vinhas.

Os universitários são orientados pela professora Margarida Hallacoc, da disciplina de Jornalismo Impresso. O projeto de jornal impresso conta, ainda, com a orientação dos alunos do curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior do Unis.

Nas últimas edições da Campanha de Solidariedade, o Colégio Pio XII beneficiou outras entidades da região de Varginha. Para a professora Mariângela Bregalda Alves, coordenadora pedagógica do Colégio Pio XII, a concepção de cidadania também deve ser incentivada em casa. “A solidariedade significa ação de pessoas que acreditam que todos devem, de alguma maneira, contribuir para minimizar as diferenças sociais”, finaliza.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário