Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Seminário de Inovação

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) realiza, nos dias 19 e 20 de agosto, o “I Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual (I SINPI)” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do evento é conscientizar os participantes sobre a necessidade de proteção do conhecimento, a garantia de direitos sobre as ideias inovadoras e de como fazer para que estas se tornem empreendimentos
de sucesso.

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, às instituições de ensino, aos Núcleos de Inovação Tecnológica, aos inventores independentes e às empresas. O seminário será realizado no Campus da UFJF, no Anfiteatro da Escadinha da Faculdade de Engenharia.

Para a secretária executiva e responsável pelo setor de Proteção ao Conhecimento do Critt, Albertina Souza, os assuntos referentes à inovação e à propriedade intelectual ainda são pouco conhecidos no âmbito acadêmico, tendo em vista que a Lei de Inovação foi criada em 2004. “Anteriormente, havia uma cultura acadêmica em que se divulgava o conhecimento, colocando em risco a novidade da invenção. Eventos como o SINPI orientam professores e pessoas que trabalham com inovação sobre a necessidade de proteger os projetos e o conhecimento e de que maneira isso pode ser feito”, destaca Albertina.

Segundo a secretária executiva e responsável pelo setor de Transferência de Tecnologia do Critt, Débora Marques, a iniciativa para a realização do SINPI ocorreu através de uma reunião com a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), em que se verificou a necessidade de se discutir o tema. “Inicialmente, a proposta era realizar um treinamento mais específico sobre a proteção das informações sigilosas. Entretanto, percebemos que seria interessante realizar uma reflexão não somente sobre a inovação e a propriedade intelectual mas também sobre outros conteúdos, como a questão da valoração das tecnologias e o empreendedorismo no meio acadêmico”, ressalta Débora.

Além da inovação e da propriedade intelectual, no evento serão abordados conteúdos relacionados ao empreendedorismo, à valoração de preços, ao licenciamento e à abertura de empresas através da realização de palestras e mini-cursos.

Os interessados em participar devem se inscrever até esta sexta-feira (13/08) pelo e-mail  ou pelo telefone (32) 2102-3435 ramal 218.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário