Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Seminário de Economia

O Ibmec-BH sedia o “VII Seminário de Economia de Belo Horizonte”, nestas quinta e sexta-feiras (16 e 17/09). O evento é gratuito. Tem a organização do Ibmec e parceria da Fundação João Pinheiro e do Centro de Pesquisas em Economia Internacional. Nos dois dias de evento, a programação da manhã (9h às 12h) será no Auditório do Tiradentes Tower (Av. Afonso Pena, 1.964, bairro Funcionários). E a programação da tarde (14h às 18h30) será realizada no novo campus do Ibmec (Rua Rio Grande do Norte, 300, no bairro Funcionários).

Entre os destaques da programação está a apresentação dos economistas Roberto Macedo da USP e Renato Fragelli da EPGE/FGV-RJ de um estudo sobre os limites impostos pelas restrições externas para o crescimento econômico no Brasil no curto prazo. A pergunta a ser debatida é: “podemos esperar problemas de balanço de pagamentos no curto prazo?”

Outro destaque é a conferência que da sexta-feira (17/09) feita pelo economista e pesquisador do IBRE/FGV/RJ, Samuel de Abreu Pessoa. Ele discute as estratégias que levariam o Brasil a atingir a desejada meta de crescimento sustentado de renda no longo prazo. Será feita uma análise crítica das opções de crescimento adotadas no passado a partir de um exercício contrafactual. O debate gira em torno das questões: como seria o Brasil hoje se tivéssemos adotado no passado uma política que privilegiasse a expansão educacional? Diante da opção tardia pela promoção da educação, o que se pode esperar para a sustentabilidade do crescimento a longo prazo?

A programação conta ainda com um mini curso ministrado pelo economista do staff de pesquisadores do Bank of Canada, Carlos Alberto de Resende. O tema é a política monetária praticada pelos bancos centrais. O que foi aprendido com a crise financeira de 2008-2009? Os Bancos Centrais mudaram sua condução de política monetária?

Em outro momento, o pesquisador da Fundação João Pinheiro e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Igor Viveiros de Souza debate a integração das polícias Civil e Militar de Minas Gerais na perspectiva econômica.

Veja a programação completa.

Outras informações, pelo telefone: (31) 3247-5757.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário