Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Semana de História

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM0 realiza, esta semana (31/05 a 2/05), a 1ª Semana de História da UFTM. Com o tema “História (s): Conceitos, Linguagens, Memórias…” serão três noites de debates, conferências, oficinas e atividades culturais, no anfiteatro B do Centro Educacional e Administrativo, sempre a partir das 19 horas.

Entre os temas abordados estarão desde a Terceira República até a política de patrimônio histórico, passando pela participação popular na democracia e a imigração italiana na região de Uberaba.

Abrindo a Semana, a historiadora Luciana Maluf, o jornalista Luiz Alberto Molinar e a cientista social Rosimar Querino debatem o tema: “Lucília 90 anos de memória”. Lucília Soares Rosa foi eleita vereadora em Campo Florido (MG), no ano de 1945, após a queda do Estado Novo.

Na sequência, às 21h, conferência: A Terceira Repúbica: democracia, participação popular e crises políticas, proferida por Jorge Luiz Ferreira, professor da Universidade Federal Fluminense.

Mesa-redonda no último dia do evento contará com a participação dos professores Ana Lúcia Simões, Clayton Cardoso Romano, Sandra Mara Dantas, Valdemar Hial e Virmondes Rodrigues Junior, debatendo a trajetória da UFTM.

Além de sarau poético e grupo de viola, a Semana de História terá exposições permanentes sobre a Uberaba dos anos 40 e a atuação do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário