Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saúde da Família

A UFMG abre inscrições, de 18 de janeiro a 6 de fevereiro, para o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) lato-sensu na modalidade educação a distância) A especialização, é gratuita ao aluno pois é financiada através de parceria entre a Universidade e o Ministério da Saúde, Ministério da Educação/UAB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES.As inscrições serão exclusivamente pela internet.

O CEABSF tem carga horária de 360 horas, dividida entre disciplinas obrigatórias (120h) e disciplinas optativas (240h). Com duração de 18 a 24 meses, ao final será exigida apresentação de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

São mais 400 vagas para o primeiro semestre de 2010, divididas em turmas de 25 alunos, com suporte de nove Polos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil. Os polos estão localizados nos municípios de Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. A novidade é que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ganha um polo, em Lagoa Santa, com 50 vagas disponíveis. Nos polos ocorrerão as entrevistas do processo de seleção e as futuras atividades de encontros e avaliações presenciais ao longo do curso.

Foram ofertadas até hoje 1.200 vagas, divididas nos pólos municipais da UAB e mais duas turmas em Belo Horizonte. Com a abertura deste edital e reoferta de mais 400 vagas o CEABSF totalizará cerca de 1.600 alunos em curso. Segundo o professor Edison Corrêa, coordenador do Programa Ágora, “atualmente os alunos são originários de 292 municípios mineiros, abrangendo praticamente todas as regiões do estado, e há ainda profissionais de saúde de mais 12 municípios de outros estados, incluindo Rio Grande do Sul e Bahia”.

Corrêa destacou ainda que esse é o maior contingente de capacitação em saúde da família, de uma só vez, em todo o país. “Os cursos de especialização em saúde são na grande maioria presenciais e não têm capacidade de oferecer mais do que 40 ou 50 vagas por vez, ou seja, na modalidade a distância, essa iniciativa pioneira da UFMG, em 4 semestres vai selecionar 1.600 alunos, o que significa que essa é uma política inclusiva e relevante de acesso à educação pública e de qualidade, mais um dos objetivos da UFMG”, concluiu.

Inscrições

Podem se inscrever somente cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos que estejam vinculados diretamente à estratégia de saúde da família em uma das seguintes condições: a) membro de equipe da estratégia Saúde da Família ou da estratégia de Saúde Bucal; b) coordenador de atenção básica, gerente de Unidade Básica de Saúde da Família, Coordenador das Estratégias Saúde da Família, Saúde Bucal e de Agente Comunitário de Saúde.

O interessado deverá preencher a ficha de inscrição e o questionário on-line específico do curso, disponíveis no site. A cópia da ficha de inscrição deverá ser enviada, junto com toda a documentação solicitada, por correio, ao Nescon – Secretaria de Cursos/Programa Ágora/Nescon, Av. Alfredo Balena, nº 190, Sala 716, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte – MG – CEP 30130-100, com Aviso de Recebimento (AR). Já o questionário deve ser preenchido e enviado apenas on-line.

Ao se inscrever o candidato deverá especificar, na ficha, para qual dos polos municipais de apoio presencial quer concorrer.

Seleção

A seleção dos candidatos constará de análise de curriculum vitae e entrevista. A data, local e horário das entrevistas serão divulgados no site do Programa Ágora até o dia 13 de fevereiro de 2010. Somente poderão participar da entrevista os candidatos que apresentarem toda a documentação exigida dentro do prazo estabelecido no edital e que comparecerem ao local de seleção no período divulgado. A entrevista acontecerá entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2010 e o resultado será divulgado no site do Programa Ágora no dia 05 de março de 2010, com a indicação das notas atribuídas a cada candidato.

Mais informações por e-mail ou na Secretaria de Cursos do Nescon: (31) 3409 9685 .

Confira o Edital completo

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário