Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saúde da Família, na UFMG

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre, de 4 a 23 de maio, as inscrições para preenchimento de 400 vagas do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), lato-sensu, na modalidade a distância. Oferecido pelo Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (Nescon) da UFMG, podem se inscrever enfermeiros, cirurgiões-dentistas e médicos que comprovem vínculo com equipes do Programa de Saúde da Família, Saúde Bucal ou Programa de Agente Comunitário de Saúde.

O Curso atende à demanda de formação em larga escala, estabelecida pelo Ministério da Saúde para qualificar,  até 2011, 52 mil especialistas em saúde da família no Brasil.

Segundo Edison Corrêa, coordenador do Ágora, programa responsável pela oferta do CEABSF, “as turmas são divididas em grupos de 25 alunos, com suporte dos Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde ocorrerá a seleção e as futuras atividades presenciais e semi-presenciais”, explicou.

Os pólos estão localizados em Araçuaí, Belo Horizonte, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba. Nesta edição há 50 vagas reservadas aos profissionais da rede básica de saúde do município de Belo Horizonte (SUS-BH). A essas vagas podem concorrer apenas enfermeiros, cirurgiões-dentistas e médicos, que trabalhem no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Inscrições
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, o interessado deverá preencher uma ficha de inscrição e um questionário on-line específico do curso, que
estará disponível no site  (a partir do dia 4 de maio). A ficha de inscrição deverá ser enviada, junto com toda a documentação solicitada (ver Edital), por correio, com Aviso de Recebimento (AR), ao:

Nescon – Secretaria de cursos
Av. Alfredo Balena, nº 190, Sala 716, no Bairro Santa Efigênia
CEP 30130-100 – Belo Horizonte – MG

A seleção dos candidatos constará de análise de curriculum vitae e entrevista. A data, o local e o horário das entrevistas serão divulgados no site até o dia 8 de junho de 2009.

Mais informações, por e-mail ou na Secretaria de cursos: (31) 3409 9685 .

CEABSF em números
Até hoje, foram ofertecidas 800 vagas, divididas nos pólos municipais da UAB e mais uma turma em Belo Horizonte. Com a abertura deste edital e reoferta de mais 400 vagas o CEABSF totalizará 1.200 alunos em curso.

Segundo Edison Corrêa, da equipe de coordenação ,esse é o maior contingente de capacitação em saúde da família, de uma só vez, em todo o país. “Os cursos de especialização em saúde são na grande maioria presenciais e não têm capacidade de oferecer mais do que 40 ou 50 vagas por vez, ou seja, na modalidade a distância, essa iniciativa pioneira da UFMG, em 2 semestres conseguiu selecionar 800 alunos, com 2,5 candidatos/vaga e em alguns pólos o número foi superior”. Corrêa destacou ainda que “essa é uma política inclusiva e relevante de acesso à educação pública e de qualidade”.

O CEABSF não tem custo ao aluno, pois é financiado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Participam as faculdades de Educação, Medicina e Odontologia e a Escola de Enfermagem da UFMG e o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED). Integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário