Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

SAE Aerodesign

A equipe CEFAST Aerodesign do CEFET-MG, que faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac), foi premiada na Classe Regular da “XI Competição SAE Aerodesign 2009”. A disputa foi realizada de 22 a 25 de outubro, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A Equipe tem tradição na disputa.Em 2007, alcançou o terceiro lugar e no ano passado ficou com quarta colocação. A equipe é composta pelos alunos dos cursos de engenharia do Thalis Pacceli da Silva e Souza, Yuri Mendonça de Araújo, Breno Machado Barata Tavares, Diogo Hilário Rodrigues Lopes, Alexandre Machado dos Santos, Pedro Moreira Viana e Rafael Aires Martins.

Este ano, a Cefast conquistou o primeiro lugar e ainda recebeu menções honrosas de “maior peso carregado” e de “Acuracidade”, por conseguir provar que o aeromodelo consegue carregar a quantidade de carga mencionada no relatório. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 417 pontos na classificação geral ao transportar 13,495Kg de carga útil. Segundo o capitão da Cefast, Thalis Pacceli da Silva e Souza, a nota de apresentação de vôo deste ano foi a maior desde que ele entrou para a equipe. “Entrei em 2006, e este ano conquistamos uma nota recorde em vôo”.

A equipe vencedora competiu com 81 equipes de universidades brasileiras e algumas internacionais. Além do título, a equipe do Cefast classificou-se para representar o Brasil na “SAE Aerodesign East Competition 2010”, competição equivalente promovida nos EUA pela SAE International, que será em abril de 2010.

Para 2010 a Cefast vai ter que repensar o projeto do avião. Isso, porque na SAE Aerodesign East Competition não podem ser usados fibra de carbono e vidro na composição da aeronave.

“Agora temos que correr atrás de patrocínio para custear nossa viagem e vamos ter que repensar o projeto. Só para se ter ideia a fuselagem do avião é toda feita de fibra de carbono, por isso temos que pensar em um material igualmente resistente”, afirma Thalis Pacceli da Silva e Souza.

A SAE Brasil Aerodesign

A competição tem entre seus objetivos promover oportunidade de aprendizado na área aeronáutica através de um projeto multidisciplinar desafiador, despertar interesse na área aeronáutica, desenvolver o espírito de trabalho em equipe e incentivar o comportamento ético e profissional.

A competição é dividida em partes. Os participantes devem enviar, alguns meses antes da competição, um relatório e um vídeo de vôo, ambos valendo nota. O resultado só é conhecido no dia da competição, quando os alunos, além de uma apresentação oral, fazem uma demonstração de vôo.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário