Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Rita Lee

Esta semana foi realizada entrevista coletiva (22/06), para anunciar a programação de eventos e oficinas do “23º Inverno Cultural, festival de arte e cultura”, em São João del-Rei e outras quatro cidades do Circuito Trilha dos Inconfidentes, de 17 a 31 de julho. Na abertura do evento está a “vovó do rock”, Rita Lee. Ela faz o show na Avenida Tancredo Neves (17/06, às 22h). 

Outros shows anunciados são os do rapper Marcelo D2, (23/07), no mesmo local e horário; o sambista Diogo Nogueira, que se apresenta em Barroso (31/07, às 22h); e o já anunciado Arnaldo Antunes (30/07), também no centro de São João del-Rei. Também não foi descartada a possibilidade outro artista para show, dependendo da captação de mais patrocínio.

O Inverno Cultural contabiliza, até agora, 98 eventos, com nomes como o Grupo Galpão, uma das mais premiadas companhias de teatro do país (31/07, às 20h),com seu último espetáculo “Till: a saga de um herói torto”, que será em frente ao Palco da Avenida Tancredo Neves, batizado pela organização de “Palco Paisagens Sonoras”.

A abertura terá um cortejo diferente das edições anteriores. Grupos de artistas e músicos sairão de quatro pontos da cidade (Bonfim, Senhor dos Montes, Escadaria das Mercês e Chafariz da Legalidade) se reunindo em frente à Matriz do Pilar e se deslocando até o Largo do Carmo. A organização do Inverno Cultural promete surpresas para este evento.

Oficinas

A vice-reitora Valéria Kemp destacou as oficinas como a “espinha dorsal” do festival. “Numa cidade e região marcada por uma cultura tricentenária, oferecemos oficinas e cursos inovadores, que certamente influenciam o trabalho dos artistas da região”, disse.

Neste ano, em sete áreas, serão 69 oficinas em São João del-Rei e quatro em cidades da Trilha dos Inconfidentes. Segundo a coordenadora adjunta do festival, Telma Valéria de Resende, serão oferecidas 1.601 vagas em oficinas que contemplam todas as faixas etárias. “Dez por cento delas são bolsas (inscrições gratuitas) que oferecemos a entidades culturais como bandas e orquestras”, informa.

Segundo Telma Valéria, por causa da Copa do Mundo as datas e horários das inscrições das Oficinas serão alteradas. Inicialmente agendadas para 28 de junho a 2 de julho (13h30 às 18h30), as inscrições agora serão efetuadas de 28 de junho a 1º de julho e em 5 de julho (8h30 às 13h30). No dia 2 de julho (segunda feira), não haverá inscrição.

A escala é a seguinte: dias 28 e 29 – áreas de Arte-educação e Especiais; dias 30 e 1º de julho – todas as áreas; dia 5 de julho – todas as áreas. O local de inscrição é o Saguão da Faup – Campus Santo Antônio

Para quem mora fora de São João del-Rei, o Inverno Cultural oferece a possibilidade de inscrição. Mais informações sobre isso, no telefone: (32) 3379-2506 (13h às 14h).

Veja a programação completa, no site Oficial do Festival.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário