Artigos 23 de janeiro de 2009
Resultado do Vestibular 2009 da UFMG
Confira a Lista dos Aprovados!
Aqui, confira a Lista de Treineiros!
A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG já disponibilizou a lista dos aprovados para as 5.950 vagas divididas entre os 63 cursos ofertados no Vestibular 2009. A 2ª Etapa do concurso aconteceu do dia 5 ao dia 8 de janeiro em Belo Horizonte e Montes Claros. A lista de aprovados também está disponível no prédio da Reitoria, no Campus Pampulha (Av. Antônio Carlos, 6627) e na Faculdade de Direito (Av. João Pinheiro, 100, Centro).
Entre as novidades apresentadas no Vestibular 2009 está a adoção do sistema de bônus para estudantes de escolas públicas e candidatos autodeclarados negros. Outra novidade é a oferta de 14 novos cursos de graduação criados a partir da adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Ministério da Educação.
Bônus
Do total das 5.950 vagas disputadas no Vestibular UFMG 2009, 34,04% deverão ser ocupadas por candidatos que optaram pelo Programa de Bônus. Destes, 22,33% se autodeclararam negros. No curso de Medicina, o mais concorrido, das 320 vagas oferecidas, 28,75% (92 vagas) serão ocupadas por candidatos que aderiram ao sistema de bônus, sendo que 20,94% se autodeclararam negros. O curso que teve o maior número de candidatos aprovados e que optaram pelo bônus é o de Licenciatura de Química, Noturno, que ocuparão 70% das 40 vagas.
Registro Acadêmico
Os candidatos aprovados no Vestibular UFMG 2009 devem fazer o registro acadêmico no período de 9 a 13 de fevereiro de 2009, conforme escala a ser divulgada na página eletrônica do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA): www.ufmg.br/drca. Na ocasião do registro, deverão comparecer os aprovados para ambos os semestres.
Documentos
Os documentos que deverão ser apresentados para o registro acadêmico e a matrícula são: duas fotografias 3X4 recentes, com o nome e o curso escritos no verso, diploma ou certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar do ensino médio, cédula de identidade, título de eleitor, certificado militar, CPF, além da ficha de registro que o candidato recebe pelo correio.
Caso o estudante tenha concluído o ensino médio no exterior, ele deve trazer o parecer de equivalência de estudos, emitido pela Secretaria de Estado de Educação.