Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Reitores de Minas se reúnem

Nesta segunda-feira, 25 de outubro, em Belo Horizonte, os reitores das sete universidades federais do sul e sudeste de Minas Gerais apresentaram ao Ministro da Educação, Fernando Haddad e demais autoridades, uma pré-proposta de possibilidades de cooperação em ensino, pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica no sentido de confirmar a vontade dessas Instituições de cooperar de forma mais efetiva em várias dimensões acadêmicas.

O princípio básico é o de unir esforços e buscar cooperações mais efetivas e reduzir a zero a velha disputa ou competição que durante outros momentos estavam presentes nas Instituições. As propostas para esse acordo de cooperação foram discutidas em cinco reuniões realizadas com as equipes técnicas das sete universidades. As áreas de abrangência são: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assistência estudantil e as áreas transversais: educação a distância, comunicação e tecnologia da informação.

“Um primeiro resultado está sendo entregue ao ministro. Vamos aguardar do MEC uma posição sobre as possibilidades de apoio aos projetos, haja vista que somente poderemos desenvolvê-los caso o Ministério reserve recursos para este fim”, afirma o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins.

Essa pré-proposta também será encaminhada à comunidade acadêmica para envio de sugestões à coordenação do acordo de cooperação.

Durante a reunião, o Ministro Fernando Haddad reafirmou a importância dos Conselhos Superiores das sete universidades emitirem opiniões sobre o projeto apresentado. Para o representante da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela, que elogiou a iniciativa, será mais fácil investir em projetos unificados. E ainda afirmou que com a assinatura do convênio o Governo de Minas Gerais poderá investir em diversas frentes nas quais essas universidades possuem expertise.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário