Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Registros da história

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está lançando seu novo portal na internet: o projeto “Fórum Documenta”. O evento faz parte da comemoração dos 23 anos da UFSJ. Está sendo promovido pelo Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental (Labdoc) e será no anfiteatro do campus Dom Bosco, nesta quinta-feira (29/04, 19h30).

O Projeto que trabalha com o registro de documentos de comarcas do interior de Minas Gerais desde 1993, reunirá autoridades envolvidas em sua realização e instituições parceiras. No evento, serão apresentados o novo sistema e as vantagens de sua utilização. A responsável pelo desenvolvimento do portal é a empresa Bertholdo Informática, especializada em arquivos virtuais.

O coordenador do Labdoc, professor Ivan de Andrade Vellasco, apontou as vantagens da criação do novo site. Segundo ele, o portal “oferece várias possibilidades de pesquisa avançada, sendo, provavelmente, uma das melhores soluções disponíveis na web, em termos de arquivos virtuais”. Ivan também salientou que o novo sistema permitirá uma análise mais qualificada dos registros, com possibilidades de ampliação sem perda de foco. “Os documentos digitalizados na íntegra possuem uma resolução de qualidade excelente, que supera, com facilidade, a própria leitura do original.”

Trajetória

O projeto Fórum Documenta surgiu em 1993, com uma proposta inicial dos professores Ivan de Andrade Vellasco e Maria Tereza Pereira Cardoso. O objetivo do projeto era organizar um banco de dados sobre justiça e criminalidade na antiga comarca do Rio das Mortes. Foi feita a organização do acervo documental oriundo do Fórum de São João del-Rei, que havia sido transferido para a guarda do Museu Regional do IPHAN.

Com o tempo, foram firmadas parcerias com outras comarcas do interior de Minas e com o Arquivo Público Mineiro, numa tentativa de conservar arquivos que poderiam sofrer um processo de deterioração. Inúmeros documentos, datados do século XVIII até o início do século XX, passaram por procedimentos de recuperação, organização e digitalização, disponível para pesquisadores de várias áreas.

O novo portal apresentará documentos da antiga Comarca do Rio das Mortes e dos fóruns de Oliveira, Itapecerica e Conselheiro Lafaiete. Além destes, já é pretendida a realização de novos trabalhos com os acervos dos fóruns de Prados, Aiuruoca, Baependi, Campanha e Lavras. Dentre os arquivos encontram-se processos criminais e cíveis, inventários, testamentos e livros de variados assuntos como registros de atas, listas de jurados, procurações, dentre outros.

Conheça o novo portal.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário