Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Recuperação

A Associação Clínica de Recuperação de Toxicômanos e Alcoólatras (Clirec), na cidade de Timóteo, está sendo assistida através do trabalho de alunos do 5º período do curso de Administração do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). A atividade está sendo desenvolvida de abril a junho.

A Clirec é uma instituição filantrópica que tem como objetivo recuperar e reinserir na sociedade pessoas com dependência química. A entidade funciona na Fazenda Recanto do Sol Nascente (Rua dos Planetas, s/n, Bairro Petrópolis, em Timóteo). Atualmente, a entidade conta com 25 internos, que durante o tratamento participam de diversas atividades, com objetivo de aprenderem a lidar com a abstinência às drogas e ao álcool e recuperar a autoestima e o convívio social.

A iniciativa foi proposta a partir de uma visita dos estudantes à entidade. “Ao conhecer a associação, percebemos suas principais necessidades, que vão desde as aquisições de materiais a capacitações e intervenções educativas junto aos internos”, relata a estudante Dalila Dias, que desenvolve o projeto junto aos estudantes Ana Paula Sanches, Raul Dornelas, Ary Batista, Emanuele Placides, Luciano Quintão e Matheus Alberto. O projeto integra a proposta da disciplina Desenvolvimento Empresarial I, ministrada pela professora Betinna Tassis.

Na avaliação da professora Betinna, a atividade desenvolve nos estudantes suas competências técnicas e habilidades de relacionamento interpessoal, além de reforçar o papel do profissional administrador no que se refere a uma atuação mais humanizada. “Estimulamos os alunos a promoverem práticas cidadãs. Neste sentido, eles dão consultorias gratuitas a instituições do terceiro setor, como creches, asilos, associações de bairro, entre outras”, explica a docente.

Diagnóstico

Dentre as principais necessidades da entidade, destacam-se a realização de um convênio com o programa estadual SOS Drogas, a aquisição de materiais esportivos, jogos e livros, colchões, aparelho multimídia, além de atualização do site da instituição e do desenvolvimento de intervenções educativas, ecológicas e de capacitação.

Por meio de parceria firmada com o curso de Computação – Sistemas de Informação, os estudantes realizarão a atualização do site da Clirec, que será conduzida pela Fábrica de Softwares do Unileste. Também contarão com a contribuição dos cursos de Educação Física e de Arquitetura e Urbanismo, que realizarão a doação de materiais esportivos, a disponibilização de estagiários para o desenvolvimento de atividades físicas, além da elaboração de um novo layout para o espaço esportivo existente na entidade.

Campanha de doações

Com a proposta de melhorar o acervo da biblioteca da Clirec, os estudantes promoverão uma campanha de doação de livros. “Nossa proposta não é somente a arrecadação de livros, mas vamos melhorar o espaço físico da biblioteca e organizar o seu acervo”, adianta Ana Paula.

Os estudantes apontam que, além da doação de livros, a entidade também necessita de outros tipos de doações, como colchões e instrumentos musicais. As contribuições poderão ser entregues no escritório da Clirec (Av. Jovino Augusto da Silva, 231, Sala 1, Bairro Bromélias, em Timóteo).

Mais informações pelos telefones (31) 3848-2287 e (31) 8788-0902 (José Pedro).

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário