Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Recepção aos calouros

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) preparou programação especial (17 a 19/08) para recepcionar seus novos estudantes. Trata-se da “Semana de Recepção dos Calouros”, organizada pela Pró-reitoria de Graduação, que terá uma programação especial. A Semana também contou com apoio dos diretores das unidades e colegiados dos cursos de graduação, além da parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (Cac).

Neste semestre, pela primeira vez, a UFMG realiza uma experiência de transmissão simultânea das palestras proferidas no auditório da Reitoria para outros sete auditórios (Reitoria, auditórios I, II, III, IV da Faculdade de Ciências Econômicas e auditórios I e III do Instituto de Ciências Biológicas) localizados na região central no campus Pampulha. Assim, todos os calouros vão poder ver as apresentações sem aglomeração. Ao todo, são cerca de 2.600 novos alunos. A escala dos cursos pelos auditórios pode ser consultada pelo site da Pró-reitoria.

Na segunda-feira (17/08, às 9h), no auditório da Reitoria, a abertura do evento será feita pelo reitor da UFMG, Ronaldo Tadêu Pena, e pela vice-reitora, Heloísa Starling. Depois, o pró-reitor de graduação, professor Mauro Braga dá boas-vindas aos calouros, e o professor Seme Gebara apresenta aos alunos a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). À noite, às 19h, é a vez dos calouros escalados para o período noturno serem recepcionados.

Palestras

Ainda na segunda-feira, pela manhã (às 10h), em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, a palestra “A estrutura do universo” será com o professor do departamento de Física da UFMG e coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG, Renato Las Casas.

À noite (às 20h), o convidado é o professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Eugênio Bucci, que ministra a palestra “A Imprensa e o Dever da Liberdade”. Bucci também é jornalista do jornal O Estado de São Paulo, colaborador do portal Observatório da Imprensa e autor dos livros “A Imprensa e o Dever da Liberdade”, “Em Brasília, 19 Horas”, “Sobre Ética e Imprensa”.

Na terça-feira (18/08, a partir das 9h), os alunos conhecem um pouco mais sobre a UFMG, pela palestra “A vida acadêmica na graduação, conexões entre ensino, pesquisa e extensão”, proferida pelos pró-reitores de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. A diretora de relações internacionais, Eliana Dutra, apresenta a palestra “De portas abertas para o mundo”. Os calouros também assistem a uma apresentação sobre o Diretório Central dos Estudantes.

Além das atividades na reitoria, os calouros também vão contar com uma programação nas diferentes unidades da UFMG, nas quais vão conhecer a estrutura e o percurso acadêmico de seus cursos. A programação específica de cada curso também pode ser consultada pelo site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). http://www.ufmg.br/prograd/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Gripe A H1N1

A Comissão de Análise e Acompanhamento da Gripe Influenza A H1N1 da UFMG, criada para coordenar as medidas de prevenção à Gripe na Universidade, recomenda a todos os estudantes da Instituição, incluindo calouros, que se estiverem com gripe ou apresentem sintomas como febre acompanhada de tosse, dor de garganta e outros sintomas para procurarem um médico. Com atestado, sua falta não será considerada.

Às grávidas foi recomendado que procurem seu médico para receber orientação sobre a necessidade, ou não, de seu afastamento temporário das atividades. Neste caso, elas podem requerer adoção do “regime especial”, previsto nas normas da Universidade. Mais informações a respeito do regime especial podem ser obtidas nos colegiados dos cursos.

Veja as medidas previstas pela Comissão de Enfrentamento da UFMG

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário