Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

PUC Minas e Unimontes

Nesta semana (9/11), ato solene no prédio da reitoria da PUC, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, marcou a assinatura de convênios de cooperação técnica que viabilizam a oferta de dois programas interinstitucionais de pós-graduação Stricto sensu: Doutorado em Letras e Mestrado em Direito, entre a PUC Minas e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, disse, durante a solenidade de assinatura de acordos, que “Para nós é motivo de júbilo assinar estes acordos de cooperação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, instituição comprovadamente sólida, séria e de excelência irrefutável, que honra as tradições do nosso Estado e, por isso mesmo, é respeitada em nível nacional e internacional”.

Segundo a vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, “as duas instituições ganham com os acordos de cooperação e a parceria coloca em evidência dois programas muito bem avaliados pela Capes”. Ela observa que “a relação é de duplo benefício, mesmo porque estamos ofertando docentes de grande conhecimento que estarão atuando junto a uma instituição que também se preocupa com a qualidade do ensino”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC, professor João Francisco de Abreu, também concorda que “a parceria é extremamente importante”. Ele assinala, ainda, tratar-se “de um momento relevante para a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais porque estamos nos relacionando com uma Instituição [a Unimontes] que se tornou modelo de crescimento para o Estado e para o Brasil”.

Apoio

Tanto o reitor da Unimontes, professor Paulo César de Almeida, como a vice-reitora da PUC Minas, professora Patrícia Bernardes, enalteceram a participação e o apoio da Fapemig para viabilizar a parceria estabelecida entre as duas instituições e, “consequentemente, os dois programas de pós-graduação Stricto sensu”.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes destacou a atenção que tem sido dada à área de ciência, tecnologia e inovação no estado: “A Fapemig vive o melhor momento de toda a sua história e, com isso, não apenas a comunidade científica está sendo beneficiada mas todo o povo mineiro”, frisou o professor Paulo César de Almeida.

Início das Aulas

As atividades do mestrado interinstitucional em Direito Público também começaram nessa segunda-feira (9/11). Foram preenchidas 15 vagas, das quais 13 ocupadas por professores da Unimontes, aprovados em processo seletivo. O curso terá duração de dois anos.

Já as atividades do doutorado interinstitucional em Letras começaram, efetivamente no dia 15 de outubro, mas a aula inaugural e solene é nesta sexta-feira (13/11, a partir das 19h30), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro da Unimontes). Será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Minas, professor João Francisco de Abreu, que também integra o Conselho Curador da Fapemig.

A solenidade será presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e contará também com a presença do vice-reitor, professor João Canela, além de professores, alunos e outros convidados. Foram oferecidas 11 vagas, todas ocupadas por professores do Departamento de Comunicação e Letras, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unimontes.

Aulas de ambos os cursos serão ministradas em Montes Claros por professores da PUC Minas.

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário