Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Provas do Enem 2009

 

O Ministério da Educação (MEC) já enviou os cartões de confirmação de inscrição, aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem), No documento, o candidato vê o local e dias das provas, que serão realizadas neste sábado e domingo (3 e 4/10). Também no próprio cartão de confirmação, o candidato tem o seu número de inscrição, senha de acesso aos resultados individuais e a folha de leitura ótica do questionário sócio-econômico. Aqueles que informaram o número do celular na inscrição, também receberam o número de inscrição e local de prova por SMS.

Se você ainda não sabe, consulte o local de provas pelo site do próprio Enem .

Mas vários candidatos tiveram problemas com seus locais de provas: estavam fora de seus municípios de domicílio. Nesses casos, o Inep informa que é possível fazer a mudança do local, desde que o candidato envie e-mail até às 12h desta quinta-feira (1º/10), horário de Brasília.  No e-mail, o candidato deve informar seu nome, número de inscrição, número de CPF e nome da mãe. Deve, ainda, relatar o problema com o local de prova definido. (Veja a Nota OfIcial do Inep, sobre mudança nos locais, abaixo, no final da matéria).

 

Número de inscritos: balanço final

Segundo dados do Inep desta quarta-feira (30/09), foram 4.147.527 inscritos, omaior maior de todas as 11 edições anteriores do exame, que ocorre desde 1998. No ano passado, foram cerca de 4 milhões de inscritos e quase 3 milhões de presentes no dia da prova.

Dentre os inscritos ao Enem 2009, mais da metade já concluiu o ensino médio em anos anteriores: 60,97% do total. Os formandos neste ano são 32,29% dos inscritos, num total de 1.339.242 estudantes. Os outros 6,74% dos inscritos, abrangem estudantes que vão terminar o ensino médio nos próximos anos e também aqueles que farão o Enem como forma de certificação nos estudos.

O número de potenciais participantes no Enem que está terminando o ensino médio neste ano representa algo próximo de 80% dos concluintes em todo o Brasil, numa comparação feita com os dados mais recentes do Censo Escolar da Educação Básica. De acordo com o Censo, 1.742.620 estudantes haviam concluído este nível de ensino no ano de 2007.

O Exame 2009 será aplicado em 1.829 municípios espalhados por todas as unidades da Federação. Também está prevista a aplicação da prova em 339 unidades prisionais do país. Considerando as cidades que abrigam exclusivamente presídios, o Enem vai chegar até 1.843 municípios por todo o Brasil.

A cidade de São Paulo é a que concentra maior número de inscritos para realizar a prova, 234.173 pessoas. A seguir vêm os municípios de Salvador (131.468 inscritos), Rio de Janeiro (110.979 inscritos) e Manaus (93.112 inscritos). Veja a relação de inscritos por município.

Acesse e informe-se

 ► Consulte a relação de locais de provas da Região Sudeste.

► Veja as recomendações oficiais, para o dias da provas, feitas pelo Inep.

► Para saber mais, acesse nossa Agenda e veja todas as informações sobre o Enem 2009!

► Veja as Dicas, em vídeo, do professor da Oficina do Estudante sobre o Novo Exame

► Para fazer o Simulado do Inep (MEC), clique aqui!

► E, aqui, reveja a Dica sobre a Redação no Enem!

 

► Reveja, também, a relação das Universidades Federais que usarão o Exame .

Em tempo: Após as provas do Novo Enem, no sábado no sábado (3/10/09, a partir de 17h30) e no domingo (4/10 a partir de 18h30), acompanhe, por aqui, a correção das duas etapas, resoluções e comentários das questões e a avaliação, como um todo, que os professores e coordenadores da Oficina do Estudante farão.

 

Quanto aos problemas em relação aos locais das provas (Nota Oficial) :

Informe – redefinição dos locais de prova do Enem 2009

O Inep/MEC reafirma o compromisso de analisar os casos em que o aluno, no ato de inscrição, selecionou incorretamente o município para fazer a prova do Enem 2009. Todas as ocorrências encaminhadas ao nosso serviço de atendimento ao cidadão estão sendo analisadas e serão resolvidas. Solicitações devem ser encaminhadas por e-mail  até quinta-feira, 1º de outubro, às 12h (horário de Brasília-DF).

Os participantes atendidos que informaram o número de celular no ato da inscrição serão avisados via SMS sobre a efetivação da mudança solicitada. Os atendentes do Fala, Brasil também responderão os pedidos por e-mail. Esses participantes serão instruídos a consultar seu novo local de prova no site.  Esse retorno começa a ser dado a partir de hoje (29/09), e vai até a próxima sexta-feira, 2 de outubro.

Maiores informações: 0800-616161 (Fala Brasil) ou por e-mail .

(Assessoria de Comunicação Social Inep/MEC – Terça-feira, 29 de setembro de 2009)

Veja a 1ª Nota Oficial do MEC sobre o assunto

 

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário